Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Richard | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Vladimir Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Bernardo Barros Coelho de | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10438 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751167 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomia | - |
Descrição: dc.description | This monography investigates the relation between Kant's pedagogical ideas and his conception of "moral acting".This paper aims to determine if there is a necessary connection between the author's conception of education as an essencial condition to human development and his conception of moral acting as free and racional determination of an autonomous individual. The first chapter investigates Kant's conception of "discipline" and its pedagogical purposeon the formation of the moral caracter, as presented in the book “About the pedagogy”. The second chapter analyzes the kantian conception of freedom as the foundation of moral acting, as expressed in the book Groundwork of the metaphysics of the morals. To conclude, we shall highlight the importance of the concept of discipline and the moral education to understand freedom as autonomy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obrigação moral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moralização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freedom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral obligation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discipline | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moralization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kant | - |
Título: dc.title | Educação e agir moral em Kant | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: