A percepção pública como instrumento de Educação Ambiental: um estudo sobre microplásticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela S.-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cinthya Simone Gomes-
Autor(es): dc.contributorBarbarino, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorLazzaroni, Alberto Alexandre-
Autor(es): dc.creatorPereira, Maria Lídia Oliveira Valim Coutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751133-
Descrição: dc.descriptionA poluição plástica nos oceanos atualmente está entre as maiores preocupações ambientais da última década. Os microplásticos são caracterizados como partículas plásticas entre 1 μm e 5 mm e seus impactos negativos são mais preocupantes do que os observados em partículas maiores, desde ingestão até a bioacumulação. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção ambiental em relação aos microplásticos dos habitantes de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada durante as exposições do centro de ciências itinerante Ciências Sob Tendas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, nas cidades de Niterói, Três Rios e Comendador Levy Gasparian, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de um formulário “Google Forms” com dez perguntas fechadas. No total foram coletadas 150 respostas em Niterói, 114 em Três Rios e 29 em Comendador Levy Gasparian. Quando perguntado sobre se conheciam o termo “microplástico”, em geral, 77% das pessoas responderam “NÃO” e apenas 23% já tinham ouvido falar deste termo. 84% das pessoas que conheciam microplásticos era de Niterói, estava no ensino médio ou superior e obteve informações pela internet ou ambiente escolar. Logo, podemos sugerir uma possível relação linear entre habitar próximo à zona costeira, como por exemplo Niterói, e conhecer os efeitos e impactos dos microplásticos, pois estão em contato direto com os problemas de poluição relacionados. Contudo, o fator mais determinante é a escolaridade, uma vez que a pesquisa apontou uma maior escolaridade entre aqueles que conheciam os microplásticos. Apesar disso, a maioria deste público não recicla seu lixo e nem sabe como os plásticos se decompõem na natureza. Como forma de apresentar e divulgar os microplásticos como agentes poluidores do ambiente, ao final do questionário, o visitante era convidado a participar da atividade “Descobrindo os Microplásticos”. Como resultados temos que a atividade desenvolvida facilitou a conscientização e a transposição didática sobre os microplásticos de maneira contextualizada com a realidade dos participantes. Assim, a divulgação científica pode ser uma excelente ferramenta para estimular reflexões e mudança de hábitos, especialmente a respeito do lixo e seu descarte.-
Descrição: dc.descriptionPlastic pollution in the oceans is currently among the biggest environmental concerns of the last decade. Microplastics are characterized as plastic particles between 1 μm and 5 mm and their negative impacts are more worrying than those observed in larger particles, from ingestion to bioaccumulation. Thus, the objective of this work was to evaluate the environmental perception in relation to the microplastics of the inhabitants of different cities in the state of Rio de Janeiro. The research was carried out during the exhibitions of the traveling science center Sciences Under Tents at the National Week of Science and Technology 2019, in the cities of Niterói, Três Rios and Comendador Levy Gasparian, respectively. Data were collected using a “Google Forms” form with ten closed questions. In total, 150 responses were collected in Niterói, 114 in Três Rios and 29 in Comendador Levy Gasparian. When asked if they knew the term “microplastic”, in general, 77% of people answered “NO” and only 23% had heard of this term. 84% of people who knew microplastics were from Niterói, were in high school or higher and obtained information through the internet or school environment. Therefore, we can suggest a possible linear relationship between living close to the coastal zone, such as Niterói, for example, and knowing the effects and impacts of microplastics, as they are in direct contact with the related pollution problems. However, the most determining factor is schooling, since the survey pointed to a higher level of education among those who knew about microplastics. Despite this, the majority of this public does not recycle their garbage and does not even know how plastics decompose in nature. As a way of presenting and publicizing microplastics as polluting agents of the environment, at the end of the questionnaire, the visitor was invited to participate in the activity “Discovering Microplastics”. As a result, the activity developed facilitated awareness and didactic transposition about microplastics in a contextualized way with the participants' reality. Thus, scientific dissemination can be an excellent tool to stimulate reflections and change habits, especially regarding waste and its disposal.-
Descrição: dc.description37 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResíduo sólido, Plástico, Poluente ambiental, Educação ambiental-
Título: dc.titleA percepção pública como instrumento de Educação Ambiental: um estudo sobre microplásticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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