Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444-
Autor(es): dc.contributorLuquez, Tatiane Marins de Souza-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Crystiane Ribas Batista Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2291868113246043-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6922544125563552-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Gabriela Oliveira Mayworm-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29051-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751130-
Descrição: dc.descriptionEstudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pela Enfermeira com estudantes da turma de sexto (6º ano) da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. A Educação em Saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade, prática social crítica e transformadora. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a prática educativa participativa em saúde realizada por acadêmicas de enfermagem e enfermeira com estudantes da turma do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, Niterói - RJ. Os objetivos específicos foram caracterizar os estudantes da turma do sexto ano no que tange aspectos sócio-demográficos e de saúde buscando dar foco nos participantes do estudo; descrever as demandas e estratégias sugeridas por esses estudantes em relação aos conteúdos/ temas em saúde; realizar prática educativa em saúde com essa turma, em consonância com as demandas sugeridas por esse grupo específico; analisar a visão dos estudantes sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem e enfermeira com os estudantes a partir das suas demandas. Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo com abordagem participativa. Os participantes foram 24 estudantes da turma de 6º ano do ensino fundamental desta escola. A técnica de produção de dados com os educandos foi o World Café. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP sob o número CAAE: 37709414.8.0000.5243/2016. Os achados foram analisados pela Análise de Conteúdo do tipo temática de Bardin, que resultou nas três temáticas trabalhadas: meio ambiente, alterações do corpo e higiene corporal. Os estudantes sugeriram práticas educativas em saúde lúdicas e participativas de acordo com as temáticas. Sendo uma pesquisa com abordagem participativa, ao final houve a preocupação da devolutiva dos achados. Concluiu-se que o estudo cumpriu o seu objetivo de realizar práticas educativas participativas em consonância com as demandas dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionStudy on the educational practice in health developed by the Nurse with students of the sixth grade (6th grade) of the Municipal School Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. Health Education should be understood as the main activity in health promotion to develop autonomy, responsibility, critical and transformative social practice. The general objective of the research was to develop the participative educational practice in health carried out by nursing and nursing students with students from the sixth grade class of the Antinéia Silveira Miranda Municipal School, Niterói - RJ.. The specific objectives were to characterize the students of the sixth grade class in terms of socio-demographic and health aspects, seeking to focus on the study participants; describe the demands and strategies suggested by these students in relation to the contents / themes in health; to carry out educational health practice with this class, in accordance with the demands suggested by this specific group; analyze the students' view of the educational practice in health developed by nurse and nursing students with the students from their demands. Qualitative study, of the descriptive type with participatory approach. The participants were 24 students from the 6th grade class of this school. The data production technique with the students was the World Café. The study was approved by the Ethics and Research Committee of HUAP under the number CAAE: 37709414.8.0000.5243 / 2016. The findings were analyzed by the Content Analysis of the thematic type of Bardin, which resulted in three themes: environment, body changes and body hygiene. The students suggested playful and participative educational health practices according to the themes. Being a research with participatory approach, in the end there was the concern of the return of the findings. It was concluded that the study fulfilled its objective of carrying out participative educational practices in accordance with the demands of the students.-
Descrição: dc.description63 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de saúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool health-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Título: dc.titlePrática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.