Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monnerat, Rosane Santos Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24598679522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pauliukonis, Maria Aparecida Lino | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:95638965922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780450A7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Leonor Werneck dos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13678423222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737541P6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Júdice, Norimar Pasini Mesquita | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56398695622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:16300870022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3111310248072636 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ronaldo Amorim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:47756111322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6175944761893288 | - |
Autor(es): dc.creator | Viegas, Ilana da Silva Rebello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18621 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751108 | - |
Descrição: dc.description | This study is based on a series of activities of comprehension and interpretation of texts, performed by public school students, from different grade levels, as well as by teachers who are responsible for teaching suc h contents. Such analysis showed that, in general, students have difficulties to understand and interpret what they read, independently of their grade level, and also that there are interpretation contents that are not dealt with in a systematic way in schools. Thus, having as a scope the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, the presuppositions of Text Linguistics, focusing particularly on the text, production of meanings, and the didactic sequences approach (Dolz & Schneuwly: 2004), we propose interpretation contents and present suggestions of activities in didactic sequences, involving content related to interpretation, departing from organizational modes of discourse, configured in different genres. More than a didactic proposal, it is an attempt to improve the teaching so impoverished in school of reading of different texts. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo parte da análise de atividades de compreensão e de interpretação de textos, realizadas por alunos de escolas públicas, de níveis de ensino diversos, e de entrevistas com professores sobre quais conteúdos são trabalhados por eles em interpretação textual. Tal análise mostrou que os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretar o que leem, independentemente do grau de escolarização e que existem conteúdos de interpretar que não são trabalhados de forma sistemática nas escolas. Diante dessa realidade, tendo como escopo a teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, os pressupostos da Linguística do Texto, focalizando em particular, o texto e a produção de sentidos e a proposta de trabalho com sequências didáticas (Dolz & Schneuwly: 2004), propomos conteúdos de interpretar e apresentamos sugestões de atividades, em sequências didáticas, envolvendo conteúdos voltados para a interpretação, a partir dos modos de organização do discurso, configurados em diferentes gêneros. Mais do que uma proposta didática, é uma tentativa de aperfeiçoar o ensino - tão desgastado nas escolas - da leitura de diferentes textos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos de interpretar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências didáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Text linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretation contents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequences | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Conteúdos de interpretar: a leitura como passaporte para a interação com o mundo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: