Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lobo, Lilia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10160892791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728268J2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcos Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:05372456850 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4169124A6 | - |
Autor(es): dc.creator | Netto, Marcia Christina Scultori Mathias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751095 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to understand the challenges of school inclusion and the graduation of the first hearing impaired student from the IEPIC (Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho) Teacher Training Course, in 2004. (IEPIC is a state school/college of almost 200 years existence, offering regular primary and secondary education, as well as a Teacher Training Course.) The socio-anthropological perspective informing the research acts as a theoretical basis in order to understand the reality of the situation under study. Such a perspective finds its foundations in Edgar Morin s Paradigm of Complexity and Michel Maffesoli s Sociology of Everyday Life, as well as in the studies of exclusion and inclusion of the handicapped carried out by Erving Goffman, Rosita Edler Carvalho, Lígia Assumpção Amaral, Marcos José da Silveira Mazzota, among others. The methodological instruments used in this research were interviews, document analysis and bibliographical research. The interviews are presented here in narrative form, with a view to conjuring up human experience more significantly and to favouring reflection on the testimonies given in the interviews. The choice of narrative also aims to organise perception, thinking, memory and action. The interviews include those of the graduate student herself, her mother, a good friend, her former headmistress, a secretary of the school, teacher, fellow classmates and an interpreter of sign language. Among the main conclusions to be had, it stands out that life itself, that is, the arrival of the first deaf student in the Teacher Training Course, made the college seek, through norm, the necessary resources to include and graduate the student concerned as well as other handicapped peers. | - |
Descrição: dc.description | Em linhas gerais, essa pesquisa buscou compreender os desafios da inclusão escolar e a formação da primeira aluna surda, em 2004, no curso normal do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), escola estadual da rede regular de ensino, com quase dois séculos de existência. A perspectiva sócio-antropológica serviu como base teórica para a compreensão da realidade pesquisada, fundamentada no Paradigma da Complexidade de Edgar Morin e na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, além dos estudiosos da exclusão e inclusão das pessoas com deficiência, Erving Goffman, Rosita Edler Carvalho, Lígia Assumpção Amaral, Marcos José da Silveira Mazzotta, entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas, análise documental e pesquisa bibliográfica. As entrevistas são apresentadas neste trabalho sob a forma de narrativa, com vistas a evocar a experiência humana de forma significativa; favorecer a reflexão sobre os relatos dos sujeitos; perceber sentimentos; organizar percepção, pensamento, memória e a ação, tendo como sujeitos da pesquisa a aluna surda, uma grande amiga, a ex-diretora e o ex-secretário da escola, professores, alunos, o intérprete da língua de sinais e sua mãe. Como principais conclusões destacamos que a vida, isto é, a chegada da primeira aluna surda no curso normal, fez com que o IEPIC buscasse, através da norma, os recursos necessários para a inclusão e a formação dela e de outras pessoas com deficiência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | IEPIC, Vidanorma: a inclusão e a formação da primeira professora surda em 2004 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: