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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tedesco, Marina Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Elaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Douglas | - |
Autor(es): dc.creator | Galvão, Giovana Ciannella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751089 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa tem como objetivo fazer uma releitura do longa - metragem “Tatuagem” (2013), de Hilton Lacerda, sob uma abordagem da teoria queer e pensar desdobramentos dessa análise para o filme. Primeiro abordando as noções sobre a relação poder – corpo na sociedade moderna do teórico Michel Foucault. Para depois, utilizando os estudos da teoria queer, mostrar como o filme pode ser uma representação de corpos que fazem da sexualidade e da identidade um instrumento político, de seres que resistem e mudam as formas de subjetivação sexopolíticas. Ao desdobrar a teoria queer com o filme, tentaremos ver a partir do roteiro, da construção dos personagens, do registro e da significação dos corpos retratados, como acontece o desvio e a desontologização das políticas de identidade. Estas são praticadas através dos corpos e da sexualidade deles, sendo por si só potências políticas e quebras nas formas de controle do corpo, exercido pela sociedade industrial capitalista (heteronormativa). O filme representa pessoas que se apropriam das disciplinas de saber/poder sobre os sexos, na rearticulação e no desvio das tecnologias sexopolíticas específicas de produção dos corpos normais e desviantes. Se levantam contra os regimes que os constroem como normais ou anormais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria queer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tatuagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biopoder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências Sociais) | - |
Título: dc.title | A potência política dos corpos no filme "Tatuagem" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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