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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Franco, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10158316720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728295J8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cury, Carlos Roberto Jamil | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:23311245900 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788980D6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trein, Franklin | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06506506565 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudencio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12635707049 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fávero, Osmar | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02753766720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rummert, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:26512424700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3 | - |
Autor(es): dc.creator | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18249 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751082 | - |
Descrição: dc.description | partir dos discursos sobre tecnologia presentes nos discursos mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assumindo o materialismo histórico e dialético como o referencial teórico-metodológico de análise, justifica-se e explicita-se essa opção no que se refere às questões da construção conceitual da realidade, da relação entre história e verdade e da busca do sentido da expressão de idéias e percepções. Aprofundam-se as concepções de trabalho e modo de produção, de tecnologia e de Estado e democracia, indicando sua sistematização nos projetos políticos de desenvolvimento indicadores dos projetos de sociedade em confronto. Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa tecnologia dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na construção dos discursos reguladores, seja na formulação constitucional, seja na decorrente formulação legal, em sua tramitação de oito anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, desde o Projeto de Lei nº. 1258/88 até a resultante redação final que se constitui na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Apresentam-se, num movimento conclusivo, os resultados dessa investigação analítica, indicando a evidência do confronto de duas visões diferentes do modo de produção vigente: a que fundamenta, argumenta, critica, propõe e regula dentro de seus limites, tidos como intransponíveis; a que dele procede fundamentando, argumentando, propondo e regulando numa perspectiva de sua superação por alternativa possível e necessária. Constata-se assim, no primeiro caso, um discurso menções, onde a tecnologia é um fator externo condicionador do modo de produzir, do modo de trabalhar, do modo de capacitar. Já, no segundo caso, um discurso sobre a tecnologia integrado ao discurso sobre trabalho, fundamentando tanto o discurso propositivo quanto o discurso regulador da educação profissional. Por isso, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | discurso propositivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | discurso normativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | processo legislativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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