O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja-
Autor(es): dc.contributorCPF:10158316720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728295J8-
Autor(es): dc.contributorCury, Carlos Roberto Jamil-
Autor(es): dc.contributorCPF:23311245900-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788980D6-
Autor(es): dc.contributorTrein, Franklin-
Autor(es): dc.contributorCPF:06506506565-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorFávero, Osmar-
Autor(es): dc.contributorCPF:02753766720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorCPF:26512424700-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3-
Autor(es): dc.creatorLobo Neto, Francisco José da Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751082-
Descrição: dc.descriptionpartir dos discursos sobre tecnologia presentes nos discursos mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assumindo o materialismo histórico e dialético como o referencial teórico-metodológico de análise, justifica-se e explicita-se essa opção no que se refere às questões da construção conceitual da realidade, da relação entre história e verdade e da busca do sentido da expressão de idéias e percepções. Aprofundam-se as concepções de trabalho e modo de produção, de tecnologia e de Estado e democracia, indicando sua sistematização nos projetos políticos de desenvolvimento indicadores dos projetos de sociedade em confronto. Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa tecnologia dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na construção dos discursos reguladores, seja na formulação constitucional, seja na decorrente formulação legal, em sua tramitação de oito anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, desde o Projeto de Lei nº. 1258/88 até a resultante redação final que se constitui na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Apresentam-se, num movimento conclusivo, os resultados dessa investigação analítica, indicando a evidência do confronto de duas visões diferentes do modo de produção vigente: a que fundamenta, argumenta, critica, propõe e regula dentro de seus limites, tidos como intransponíveis; a que dele procede fundamentando, argumentando, propondo e regulando numa perspectiva de sua superação por alternativa possível e necessária. Constata-se assim, no primeiro caso, um discurso menções, onde a tecnologia é um fator externo condicionador do modo de produzir, do modo de trabalhar, do modo de capacitar. Já, no segundo caso, um discurso sobre a tecnologia integrado ao discurso sobre trabalho, fundamentando tanto o discurso propositivo quanto o discurso regulador da educação profissional. Por isso, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjecttrabalho-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectdiscurso propositivo-
Palavras-chave: dc.subjectdiscurso normativo-
Palavras-chave: dc.subjectprocesso legislativo-
Palavras-chave: dc.subjectpolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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