Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil | - |
Autor(es): dc.contributor | Alô, Camilla Ferreira Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Isabelle Mazza | - |
Autor(es): dc.contributor | Marmello, Bárbara Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Natasha Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751047 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: Compreender o invisível é difícil!!! Compreender o incomum também é difícil. Assim, compreender os seres que habitam o fundo do mar se encaixa nesta categoria. Apresentar o conteúdo de maneira mais interativa, sem perder a qualidade do que está sendo estudado é fundamental. OBJETIVO: Desenvolver uma proposta de aprendizagem que versa sobre o estudo dos invertebrados marinhos, composta por uma sequência de três atividades lúdicas/interativas, para estudantes da educação básica no Brasil e validar essa atividade com os alunos da licenciatura em Ciências Biológicas da UFF. MÉTODOS: Levantamento bibliográfico e uso de editores de texto e quebra-cabeças. RESULTADOS: Foram selecionados representantes das diversas categorias de invertebrados marinhos e elaboradas fichas técnicas. A partir das informações presentes nas fichas foi elaborado uma palavra cruzada e uma atividade que denominamos de quebra-cabeça. O material foi apresentado a uma turma de licenciandos em Biologia que opinaram sobre a adequação do material e apresentaram sugestões de melhorias. A partir da apresentação das atividades propostas aos licenciandos foram realizadas modificações. CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFF, verificaram a aplicabilidade e relevância das atividades desenvolvidas, para os alunos da educação básica, e aprovaram o conteúdo e a forma. | - |
Descrição: dc.description | INTRODUCTION: Understanding the invisible is difficult!!! Understanding the unusual is also difficult. Thus, understanding the life that inhabits the bottom of the sea fits into this category. Presenting the content in a more interactive way, without losing the quality of what is being studied is fundamental. OBJECTIVE: Develop a learning proposal that deals with the study of marine invertebrates, composed of a sequence of three playful/interactive activities, for basic education students in Brazil and validate this activity with undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF. METHODS: A bibliographic survey was performed, and text and puzzles editors were used to prepare the activities RESULTS: Representatives of different categories of marine invertebrates were selected and fact sheets were prepared. From the information present in the cards, a crossword and an activity that we called a puzzle was elaborated. The material was presented to a group of undergraduates in Biology who gave their opinion on the suitability of the material and presented suggestions for improvements. After the presentation of the proposed activities to the undergraduates, most of the suggested modifications were made. CONCLUSIONS: The undergraduate students (preservice teachers) in Biological Sciences at UFF, verified the applicability and relevance of the activities developed for basic education students and approved the content and the form. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invertebrado marinho | - |
Título: dc.title | Invertebrados marinhos: uma proposta para aprendizagem ativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: