Ferramenta de avaliação de produtos utilizando análise multicritério: um estudo de caso no e-commerce

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorSilva Filho, Sérgio José Mecena da-
Autor(es): dc.creatorTinoco, Filipe Lannes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751043-
Descrição: dc.descriptionDiante de um cenário de crise no mercado brasileiro, surgem desafios competitivos e estratégicos nas empresas que desejam se manter fortes em seu ramo. Em um e-commerce não é diferente, tendo a vantagem de ser uma modalidade de vendas que cresce e ganha mais espaço com os anos, tendo como uma opção muito vantajosa a de se obter lucros com baixos custos operacionais. Porém, uma de suas grandes necessidades é a garantia de um portfólio de produtos adequado aos seus objetivos e estratégias. Este é um fator de sucesso na área de vendas, assim há uma crescente busca em promover um portfólio de importância. Uma maneira eficiente de realizar essa priorização no portfólio é com o uso de ferramentas que entreguem como resultado uma ordem hierárquica dos melhores produtos para importação e sucessivas vendas online. Neste contexto surgiu o interesse em fazer uso de uma ferramenta multicritério, pois a mesma trabalha como auxílio à tomada de decisão, trazendo um resultado através de critérios pré-estabelecidos por um tomador de decisão. O objetivo deste projeto então se estruturou em um estudo realizado na empresa de e-commerce chamada Market Vendas com a proposta de utilizar dados dos produtos já vendidos pela mesma, a fim de auxiliar na gestão de portfólio trazendo a ordem hierárquica dos melhores produtos que a empresa deve trabalhar suas importações. O método AHP foi o escolhido para ser utilizado seguindo os padrões de aplicação propostos por Gomes (2004) e o tomador de decisão do método, assim como o responsável pela criação dos critérios e subcritérios foi o gestor de negócios da empresa e autor deste projeto, através do auxílio dos conceitos de gestão de portfólio e análise empírica de seus conhecimentos de vendas online-
Descrição: dc.descriptionFaced with a crisis scenario in the Brazilian market, competitive and strategic challenges arise in companies that wish to remain strong in their segment. In an e-commerce is not different, having the advantage of being a sales modality that grows and gains more space over the years, having as a very advantageous option to obtain profits with low operating costs. However, one of its great needs is to ensure a product portfolio that is appropriate to its objectives and strategies. This is a success factor in the sales area, so there is a growing quest to promote a portfolio of importance. An efficient way to achieve this prioritization in the portfolio is through tools that deliver a hierarchical order of the best products for import and online sales. In this context arose the interest in making use of a multicriteria tool, it works as an aid to decision making, bringing a result through criteria pre-established by a decision maker. The purpose of this project was to conduct a study in the e-commerce company called Market Sales with the proposal to use data of the products already sold, in order to help in the portfolio management by bringing the hierarchical order of the best products that the Company should work on its imports. The AHP method was chosen to be used following the application standards proposed by Gomes (2004) and the decision maker of the method, as well as the creator of the criteria and subcriteria was the business manager of the company and author of this project, through the help of portfolio management concepts and empirical analysis of their online sales knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise multicritério-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de portfólio-
Palavras-chave: dc.subjectAHP-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectPortfólio-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPortfolio management-
Título: dc.titleFerramenta de avaliação de produtos utilizando análise multicritério: um estudo de caso no e-commerce-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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