Imagens não Cotidianas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos- 1910/1942

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luiz Claudio Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751038-
Descrição: dc.descriptionIn the present study we attempt to contribute to the history of the Escola de Aprendizes Artifices de Campos through the use of photography mixed with the combination of complementary sources, such as verbal history and the periodic press. With this aim in mind, we propose the historic and semiotic analysis of images. The Campos School has shown itself, as the others, unable to keep the unfortunate youngsters who have been frequenting its professionalizing courses. The photographs have registered a school with pupils in precarious economic conditions, but at the same time, they have also disclosed the proper incompetence of the educational establishment which shows indexes below the national average, although the city has enjoyed relative political, geographical and economical privileges.-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho buscamos contribuir com a história da Escola de Aprendizes Artífices de Campos através do uso da fotografia combinado com fontes complementares, como a história oral e a imprensa periódica, para tanto propomos a abordagem históricosemiológica na análise das imagens. A escola campista se revelou, como as outras, incapaz para manter os jovens menos favorecidos freqüentando seus cursos profissionalizantes. As fotografias registraram uma escola com alunos em precárias condições econômicas, mas também revelaram a própria incompetência do estabelecimento de ensino com índices abaixo da média nacional, apesar da cidade ter gozado de relativo privilégio político e geoeconômico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas técnicas - formação profissional - história-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ) - Ensino profissional - história, 1910-1942-
Palavras-chave: dc.subjectImagens - interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino industrial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectImagens fotográficas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de aprendizes artífices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleImagens não Cotidianas: Escola de Aprendizes Artífices de Campos- 1910/1942-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.