O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.contributorAlves, Marcia Guimarães de Mello-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5764802357434103-
Autor(es): dc.contributorMachado, Marcus Vinícius Almeida-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Gilson Saippa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5084636014746350-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ana Paula Marques Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751036-
Descrição: dc.descriptionContém ilustrações-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo aprofundar o tema da formação de médicos e médicas no curso de graduação de medicina, a partir das informações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Propomos a reflexão sobre o componente denominado comunicação nãoverbal e como esta pode ser valorizada durante a formação médica. A análise, com base no diálogo com o texto apresentado nas DCNs, no referencial sobre currículo e formação em saúde, estudou o Currículo de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Se apoiou, ainda, na Teoria do Amadurecimento Emocional (Winnicott) e no campo da Educação Somática, onde os saberes do corpo, por meio da atenção às sensações, aos órgãos dos sentidos, promovem a ampliação da percepção e da consciência corporal. Foram entrevistados docentes e discentes do curso de medicina da UFF, e as disciplinas e períodos selecionados dialogam com o objeto desta pesquisa. Após as entrevistas, foi realizado, com os discentes, um laboratório de vivência corporal na abordagem da Eutonia, com o objetivo de percepção do corpo, buscando estimular a atenção às suas sensações corporais. Consideramos que seja necessário repensar as metodologias de ensino-aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação médica voltada para relações de cuidado e humanização, no que nomeamos neste trabalho como um corpo aberto e disponível para as relações com outros: pacientes, familiares, profissionais de saúde, colegas de trabalho-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to deepen the theme of training of doctors in the medical graduation course, based on the information contained in the National Curricular Guidelines. We propose a reflection on the component called non-verbal communication and how this can be valued during medical training. The analysis, based on the National Curricular Guidelines, in the framework on curriculum and training in health, studied the Medicine Curriculum of the Fluminense Federal University. It was also supported by the Theory of Emotional Maturity (Winnicott) and the field of Somatic Education, where knowledge of the body, through attention to sensations, to sense organs, promotes the expansion of perception and body awareness. Professors and students of the Fluminense Federal University medical course were interviewed, and the disciplines and selects period dialogue with the object of this research. After the interviews, a laboratory was carried out with the students with body experience in the Eutony approach with the objective of body perception, skiing to stimulate attention to their body sensations. We believe that it is necessary to rethink teachinglearning methodologies, with a view to contributing to medical education focused on care and humanization relationships, in what we name in this work as an open body available for relationships with others: patients, family members, professionals healthcare, co workers-
Descrição: dc.description120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiretriz Curricular Nacional em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação somática-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo médico-
Palavras-chave: dc.subjectDiretriz-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo humano (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRelação médico-paciente-
Palavras-chave: dc.subjectNational Curriculum Guidelines in Health-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training in health-
Palavras-chave: dc.subjectHuman body-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectSomatic education-
Título: dc.titleO corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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