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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Tadeu Luiz Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751032 | - |
Descrição: dc.description | A esfera escolar e o ensino de química sofrem de uma padronização cultural evidente nas práticas docentes e nas estruturações dos conteúdos abordados em sala de aula. Há a supervalorização da cultura europeia e a marginalização das culturas Indígenas e Africanas, as quais são taxadas como inferiores. Esse processo é observado nos livros didáticos e no currículo de Química, que abordam em grande parte, os conhecimentos produzidos por homens, heterossexuais, brancos e europeus. O presente trabalho consiste em apresentar uma proposta pedagógica multicultural, versando os conteúdos de Química Orgânica, com o intuito de proporcionar aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio uma nova maneira de reconhecer os saberes cotidianos à luz da temática de plantas medicinais. Espera-se utilizar abordagens histórico-culturais de Vygotsky a fim de ligar a produção de conhecimento de matrizes indígenas, africanas e a herança cultural dos discentes com os saberes científicos relacionados aos conteúdos de funções orgânicas. A relação será feita através dos princípios ativos das plantas medicinais mais usadas pelos alunos e pelas matrizes culturais citadas. O trabalho propõe realizar debates, utilizar questionários e listas de exercícios como recursos didáticos. Os métodos avaliativos empregados na proposta possuem o viés de levar em conta a qualidade argumentativa dos alunos. Sendo assim, o trabalho quando aplicado poderá valorizar os aspectos do multiculturalismo e a diversidade cultural presente na sala de aula e no ambiente escolar. | - |
Descrição: dc.description | The sphere school and chemistry teaching undergo a cultural standardization evident in the teaching practices and content structuration approach in the classroom. There is an overvaluation of European culture and the Indigenous and African cultures marginalization, which are rated as inferior. This process is seen when textbooks and the Chemistry curriculum largely cover only the knowledge produced by men, heterosexuals, whites and Europeans. This present work consists of submitting a multicultural pedagogical proposal, for the Organic Chemistry contents, able to provide high school third year students a new way of recognizing of student's daily knowledge in the light of medicinal plants theme.t. It is expected to use Vygotsky’s historical-cultural approaches to link the production of knowledge of indigenous, African matrices and the cultural ancestry of students with the scientific knowledge related to organic functions. The relation will be made through the active principles of medicinal plants most used by students and by the cultural matrices mentioned. The proposed work conducts discussions, uses questionnaires and exercise lists as didactic resources. The evaluated methods employed in the proposal have a bias to take into account the students' argumentative quality. Therefore, the work when applied can appreciate multiculturalism aspects and cultural diversity present in the classroom and in the school environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicinal plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry | - |
Título: dc.title | Valorização multicultural no ensino de química orgânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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