Parque da Ciência: uma proposta de educação interativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraga, Flavia Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4888770470783793-
Autor(es): dc.contributorJulianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1171820374307734-
Autor(es): dc.contributorMartins, Gustavo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9690615630677111-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Larrissa Dias Baptista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751024-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho de conclusão de curso propõe a criação de um parque urbano, dentro do campus universitário da Praia Vermelha/UFF, localizado no bairro de São Domingos em Niterói/RJ, voltado para o ensino teórico-prático das ciências naturais e matemáticas. A proposta do parque e a escolha do sítio têm como base três pontos em comum: 1 – Os princípios básicos da essência da universidade pública – ensino, pesquisa e extensão; 2 – A participação direta da área do campus na cidade; 3 – a localização privilegiada, próxima ao centro da cidade, direcionada como área de interesse paisagístico e turístico. Tendo como objetivo principal a proposição de um espaço livre urbano multifuncional, o parque se justifica pela possibilidade de atuar na relação entre o papel da universidade, como perspectiva de ensino, e da prefeitura, ao proporcionar ações de interesse coletivo. Ambos, como agentes públicos, permitem integrar, através do parque, questões de caráter educacional, ambiental, social e urbano, ao promover lazer recreativo e lúdico, auxiliando na compreensão de fenômenos físicos, biológicos e geográficos no dia a dia das pessoas. Para construção do projeto foi adotado como método de trabalho questões de cunho quantitativo e qualitativo, avaliados a partir da análise da paisagem urbana ambiental, e dos instrumentos normativos, as quais guiaram as diretrizes e decisões projetuais. Ainda no processo de pesquisa e proposição, foram selecionados parâmetros ecológicos funcionais, para a adoção do partido de implantação das áreas, que se relacionam diretamente com o suporte ambiental e alinham a proposição das espécies vegetais que estruturam e compõem do espaço livre do parque. O resultado apresentado, ressalta como o papel do espaço livre multifuncional e de uso coletivo, pode ser potencializado através da universidade pública, que promove a possibilidade de ações educativas, que materializam na cidade a experiência do apreender cognitivo, contribuindo para os múltiplos papéis da dinâmica ambiental e urbana, sendo flexível e ativo na vida da sociedade e do campus universitário.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParque urbano-
Palavras-chave: dc.subjectUFF-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagismo-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectCampus universitário-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.titleParque da Ciência: uma proposta de educação interativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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