Vivências de uma mediadora escolar na rede de educação de Santo Antônio de Pádua: relato de experiência reflexivo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5288043215984971-
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Ana Cristina Maia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sinara Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751019-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos um relato de experiência reflexivo sobre a mediação escolar no âmbito da Educação Especial no município de Santo Antônio de Pádua, Noroeste Fluminense. Metodologicamente, trazemos uma pesquisa de natureza bibliográfica e um relato de experiência reflexivo com vistas a responder à seguinte pergunta: “Qual o papel da mediação escolar na implementação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na cidade de Santo Antônio de Pádua, interior fluminense?”. Leis e estatutos são valiosos instrumentos, mas apenas sua existência não garante na prática os direitos das pessoas com deficiência, especialmente o acesso inclusivo à educação em municípios do interior. O presente trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro, intitulado "Mediação Escolar e Mediação Pedagógica: tem diferença?", analisamos o conceito de mediação, com foco na diferenciação entre mediação pedagógica e mediação escolar. No segundo capítulo, “Vivências de uma mediadora escolar na Rede de Educação de Santo Antônio de Pádua: entremeios entre memórias, histórias e esperança”, construímos um relato pessoal, com base em experiências vividas pela autora como estagiária do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense, e como mediadora na Rede de Educação do município de Santo Antônio de Pádua. Em síntese, pois, este Trabalho de Conclusão de Curso, sobretudo por ser componente curricular de um curso de formação de docentes, busca reforçar a urgência de estudos sobre as especificidades da Educação Especial em cidades do interior bem como enfatiza a indispensabilidade de se enfrentar os dilemas que atravessam as nossas práticas enquanto docentes em formação, sobretudo as que se propõem a materializar como direito (ou não) a educação de pessoas com deficiência.-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present a reflective experience report on school mediation within the scope of Special Education in the municipality of Santo Antônio de Pádua, Northwest Fluminense. Methodologically, we bring a bibliographic research and a reflective experience report in order to answer the following question: “What is the role of school mediation in the implementation of Special Education from the perspective of Inclusive Education in the city of Santo Antônio de Pádua, in the interior of Rio de Janeiro? ”. Laws and statutes are valuable instruments, but their existence alone does not guarantee in practice the rights of people with disabilities, especially inclusive access to education in rural municipalities. This work is divided into two chapters. In the first, entitled "School Mediation and Pedagogical Mediation: etymological and conceptual notes", we analyze the concept of mediation, focusing on the differentiation between pedagogical mediation and school mediation. In the second chapter, “Experiences of a school mediator in the Education Network of Santo Antônio de Pádua: between memories, stories and hope”, we build a personal account, based on experiences lived by the author as an intern of the Licentiate in Pedagogy of the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus of the Universidade Federal Fluminense, and as a mediator in the Education Network of the municipality of Santo Antônio de Pádua. In summary, therefore, this Course Completion Work, especially as it is a curricular component of a teacher training course, seeks to reinforce the urgency of studies on the specificities of Special Education in interior cities as well as emphasizes the indispensability of facing the dilemmas that cross our practices as teachers in training, especially those that propose to materialize as a right (or not) the education of people with disabilities.-
Descrição: dc.description41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectRelato de Experiência-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectMediation-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectExperience Report-
Título: dc.titleVivências de uma mediadora escolar na rede de educação de Santo Antônio de Pádua: relato de experiência reflexivo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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