Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdon, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Pesco., Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Iury Quintes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751008 | - |
Descrição: dc.description | Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula | - |
Descrição: dc.description | The theme of this study was conceived considering all the difficulties related with learning the concepts of Linear Algebra in the undergraduate course in Mathematics. Although there are some studies that deal with the issue of teaching and learning linear algebra, there is still a lack of research in this area, especially with the focus on how those undergraduate students (which will be teacher in the near future) will use its didactics skills to work such contents with middle school and high school students. The study uses the “Conceptual Field Theory”, proposed by Vergnaud, to analyze concepts and relate then with a number of situations and problems that the student may find during the learning process. The analysis was conceived based on a form answered by mathematics undergraduate students from Fluminense Federal University, where questions about its familiarity with learning process applied to linear algebra where considered. The main conclusion obtained from the forms analysis is that linear algebra teaching process has not yet been adapted to absorb other methodologies than the traditional ones | - |
Descrição: dc.description | . 44 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos campos conceituais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory of conceptual fields | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachingl linear algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degree in Mathematics | - |
Título: dc.title | O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: