Graduação em Fonoaudiologia na UFF: a inserção na rede de saúde do município de Nova Friburgo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorBorges, Fabiano Tonaco-
Autor(es): dc.contributorCampany, Luciana Narciso da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8180328848026671-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1884531423841440-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5868695793703675-
Autor(es): dc.creatorNeves, Vivian de Carvalho Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8648-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.13209941726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751003-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é composta por uma introdução, dois artigos e uma conclusão. Teve como objetivo analisar como as atividades desenvolvidas na rede de saúde do município de Nova Friburgo potencializam a formação dos futuros fonoaudiólogos, nela inseridos, de acordo com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Fonoaudiologia. O primeiro artigo “Características e desafios docentes na formação dos fonoaudiólogos” inicia com uma breve apresentação do currículo do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Teve como objetivo explicitar como os docentes se comunicam, constroem pactuações e assumem responsabilidades com os diferentes espaços de inserção de seus alunos na rede e com o processo de ensino. Sua estruturação e análise se pautou em quatro itinerários de trabalho: o campo, o currículo e as DCNs, os desafios da formação e a rede de saúde. O segundo artigo, “O processo de formação via inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense” contempla uma discussão sobre o modelo de formação tradicional e sobre a proposta de um novo modelo de formação, a partir da temática da inserção dos alunos nos cenários diversificados de aprendizagem. Seu objetivo foi identificar o perfil dos egressos do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFF, a caracterização do curso, bem como as vivências propiciadas pelos estágios obrigatórios e pelas disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado em Fonoaudiologia. Ele apresenta como se encontram os egressos do curso, áreas de atuação e formação profissional-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation is composed of an introduction, two articles and a conclusion. It had as objective to analyze how the activities developed in the health network of Nova Friburgo city potentiate the training of future speech-language and hearing therapists, inserted in it, according to the recommended by the National Curriculum Guidelines for graduation in Speech, Language and Hearing Sciences. The first article "Characteristics and challenges of professors in the training of speech-language and hearing therapists" begins with a brief presentation of the graduation curriculum in Speech, Language and Hearing Sciences of Federal Fluminense University (UFF). It aimed to explain how professors communicate, build agreements and take responsibilities with the different insertion spaces of students in the network and with the teaching process. Its structure and analysis based on four work itineraries: the field, the curriculum and the National Curriculum Guidelines, training challenges and the health network. The second article, "The process of training through insertion in scenarios of professional practice: profile of graduates in Speech, Language and Hearing Sciences of Federal Fluminense University" contemplates a discussion about the traditional training model and the proposal of a new training model, based on insertion of students in diversified learning scenarios. Its objective was to identify the profile of graduates in Speech-Language and Hearing Sciences at UFF, characterization of the graduation class, as well as the experiences provided by the compulsory internships and the Supervised Fieldwork disciplines. It presents how are the graduates, areas of expertise and professional training-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFonoaudiologia-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino, cenários de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFonoaudiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and hearing sciences-
Palavras-chave: dc.subjectHealth manpower-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching, learning scenarios-
Título: dc.titleGraduação em Fonoaudiologia na UFF: a inserção na rede de saúde do município de Nova Friburgo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.