Contribuições da programação neurolinguística para a construção do conhecimento em geometria espacial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.creatorBatista, Fabiana Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751002-
Descrição: dc.descriptionOs questionamentos de quaisquer professores relacionados à aprendizagem Matemática de seus alunos e, principalmente, despertar o interesse dos mesmos em entendê-la, costuma ser um grande desafio a conquistar. No ensino da Geometria Espacial, é mais perceptível observar que poucos alunos em uma turma alcançam a compreensão deste conteúdo, por ela requerer que se crie mentalmente imagens tridimensionais dos sólidos geométricos estudados. O objetivo deste trabalho é verificar e descrever as contribuições de uma aula de Geometria Espacial elaborada, utilizando estímulos para os quatro sentidos dos Sistemas Representacionais Preferidos - SRP (visual, auditivo, cinestésico e digital), assim como o uso do rapport e do feedback, segundo as práticas da Programação Neurolinguística - PNL, fundamentadas neste trabalho pela Neurociência, para a construção do conhecimento nesta área da Matemática escolar. Para tal estudo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e experimental com alunos do Ensino Médio, os quais detinham conhecimento pouco significativo ou nenhum sobre Geometria Espacial. Os instrumentos de coleta de dados foram um teste para conhecer o SRP de cada aluno, e dois testes diagnósticos com o conteúdo de Geometria Espacial. Foram ministradas uma aula tradicional sobre os conceitos básicos de Geometria Espacial e uma aula diferenciada, também sobre os mesmos conceitos, porém com as contribuições citadas da PNL, envolvendo uma dinâmica com construções de sólidos geométricos. Ao final de cada aula foi aplicada uma atividade (pré-teste e pós-teste diagnósticos) com questões sobre o conteúdo para comparação de desempenho dos alunos por meio das respostas. Os resultados obtidos após a análise dos dados utilizando a teoria do Sistema de Representação Semiótica, mostraram que ao falar com empatia uma linguagem que abrange todos os SRPs associada a uma aula diferenciada com dinâmica, gerou curiosidade e desenvoltura nos estudantes, que podem contribuir para a aprendizagem de Geometria Espacial.-
Descrição: dc.descriptionThe questioning of any teacher related to the Mathematical learning of their students and, mainly, arouse their interest in understanding it, is usually a great challenge to conquer. In the teaching of Spatial Geometry it is more noticeable to observe that few students in a class achieve the understanding of this content because it requires that three-dimensional images of the geometric solids studied be mentally created. The objective of this work is to verify and describe the contributions of a Spatial Geometry class elaborated using stimuli for the four directions of Preferred Representational Systems - PRS (visual, auditory, kinesthetic and digital), as well as the use of rapport and feedback, according to the practices of Neurolinguistic Programming - NLP, based on this work by Neuroscience, for the construction of knowledge in this area of school Mathematics. For this study, a qualitative and experimental research was designed with high school students, who had little or no knowledge about Spatial Geometry. The data collection instruments were a test to know the SRP of each student, and two diagnostic tests with the content of Spatial Geometry. A traditional class on the basic concepts of Spatial Geometry and a differentiated class were given, also on the same concepts, but with the aforementioned contributions of NLP, involving a dynamic with geometric solids constructions. At the end of each class, an activity (pre-test and post-test diagnostics) was applied with questions about the content to compare students' performance through the answers. The results obtained after data analysis using the semiotic representation system theory showed that by speaking with empathy a language that encompasses all SRPs associated with a differentiated class with dynamics, generated curiosity and resourcefulness in students, who can contribute to the learning of Spatial Geometry.-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacial-
Palavras-chave: dc.subjectPNL-
Palavras-chave: dc.subjectSRP-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação Semiótica-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação neurolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectNLP-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotic Representation-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial Geometry-
Palavras-chave: dc.subjectPRS-
Título: dc.titleContribuições da programação neurolinguística para a construção do conhecimento em geometria espacial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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