A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Mauro Celso-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Raiane Dandara Pereira-
Autor(es): dc.creatorBogoni, Isabela Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750998-
Descrição: dc.descriptionOs recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a construção do conhecimento principalmente quando se trata de inclusão social. Os ditos deficientes físicos, no contexto desse trabalho, deficientes visuais, são um grupo que, apesar de estarem inseridos em escolas regulares, ainda sofrem defasagem no ensino, principalmente no ensino de ciências. Nesse cenário, o ensino de Química, muitas vezes associado à abstração torna-se um grande desafio para esses alunos e, é nesse âmbito que entra a possibilidade de metodologias ativas e tecnologias assistivas para a construção de um material de apoio para o ensino de Química. Esses recursos, se trabalhados em conjunto, podem ser promissores na tarefa de possibilitar ao aluno que não pode utilizar da visão para interpretar e assimilar conteúdos através de materiais que utilizem seus outros sentidos como o tato e audição. Com isso, esse trabalho visa à discussão e desenvolvimento de um material que venha a facilitar o processo de ensino aprendizagem desses alunos na disciplina de Química, para o conteúdo de tabela periódica.-
Descrição: dc.descriptionTeaching resources are of great relevance to academic life when used with good planning and strategy. It is possible to use various materials aimed at the development of the student and help the construction of knowledge especially when it comes to social inclusion. The so-called disabled, in the context of this work, visually impaired, are a group that, despite being inserted in regular schools, still suffer lag in teaching, especially in science teaching. In this scenario, the teaching of Chemistry, often associated with abstraction, becomes a great challenge for these students and, it is in this context that the possibility of active methodologies and assistive technologies for the construction of a support material for the teaching of Chemistry. These resources, if worked together, can be promising in the task of enabling students who cannot use vision to interpret and assimilate content through materials that use their other senses such as touch and hearing. With this, this work aims at the discussion and development of a material that will facilitate the teaching process learning of these students in the chemistry discipline.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de apoio-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resources-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic table-
Palavras-chave: dc.subjectSupport materials-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleA construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.