Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rufino, Alessandra Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Renata Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Mauro Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimentel, Raiane Dandara Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Bogoni, Isabela Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750998 | - |
Descrição: dc.description | Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a construção do conhecimento principalmente quando se trata de inclusão social. Os ditos deficientes físicos, no contexto desse trabalho, deficientes visuais, são um grupo que, apesar de estarem inseridos em escolas regulares, ainda sofrem defasagem no ensino, principalmente no ensino de ciências. Nesse cenário, o ensino de Química, muitas vezes associado à abstração torna-se um grande desafio para esses alunos e, é nesse âmbito que entra a possibilidade de metodologias ativas e tecnologias assistivas para a construção de um material de apoio para o ensino de Química. Esses recursos, se trabalhados em conjunto, podem ser promissores na tarefa de possibilitar ao aluno que não pode utilizar da visão para interpretar e assimilar conteúdos através de materiais que utilizem seus outros sentidos como o tato e audição. Com isso, esse trabalho visa à discussão e desenvolvimento de um material que venha a facilitar o processo de ensino aprendizagem desses alunos na disciplina de Química, para o conteúdo de tabela periódica. | - |
Descrição: dc.description | Teaching resources are of great relevance to academic life when used with good planning and strategy. It is possible to use various materials aimed at the development of the student and help the construction of knowledge especially when it comes to social inclusion. The so-called disabled, in the context of this work, visually impaired, are a group that, despite being inserted in regular schools, still suffer lag in teaching, especially in science teaching. In this scenario, the teaching of Chemistry, often associated with abstraction, becomes a great challenge for these students and, it is in this context that the possibility of active methodologies and assistive technologies for the construction of a support material for the teaching of Chemistry. These resources, if worked together, can be promising in the task of enabling students who cannot use vision to interpret and assimilate content through materials that use their other senses such as touch and hearing. With this, this work aims at the discussion and development of a material that will facilitate the teaching process learning of these students in the chemistry discipline. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais de apoio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficientes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periodic table | - |
Palavras-chave: dc.subject | Support materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: