Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Roberio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750997 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trazer reflexões sobre a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) desenvolvida no município de Aperibé/RJ. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a coleta de opinião através da aplicação de questionários via formulários online aos profissionais da educação do referido município que atuam na EJA, entre os meses de agosto e setembro de 2021. Com o avançar da pesquisa, concluímos que, até então, não havia sido realizado nenhum trabalho anterior a este respeito sobre o município de Aperibé/RJ, assim toda esta investigação busca trazer referenciais e respostas que possam levar ao público os projetos de EJA desenvolvidos em cada instituição de ensino do município, quer na rede municipal, quer na rede estadual. Para tanto, contamos com a participação de diretores/as, professores/as e do acervo da Casa de Cultura de Aperibé, no qual foram resgatadas as memórias da fundação e história da cidade. Trazemos reflexões sobre a EJA que pulsam de memórias e afetos, de referências que educadores/as nos revelam a partir do enfrentamento aos desafios diários pulsantes no ambiente escolar. Professores e professoras que seguem na busca por respeitar o aluno como sujeito da própria realidade. Por isso, este trabalho representa uma forma de pensar o ser humano a partir da educação, pensar a educação a partir da EJA e pensar a EJA como reflexo das estruturas sociais, como uma modalidade que pode se configurar em uma rede de relações cooperativas entre indivíduos a fim de mudar o funcionamento da sociedade em que vivem. Pessoas que, para isto, buscam ampliar os próprios conhecimentos, o que apenas será possível se respeitarmos o sujeito como protagonista nesta ação. | - |
Descrição: dc.description | This work brings reflections on the EJA (Youth and Adult Education) modality developed in the city of Aperibé/RJ. Methodologically, we used bibliographic research and opinion collection through the application of questionnaires via online forms to education professionals in the aforementioned municipality who work in the EJA, between August and September 2021. As the research progressed, we concluded that, Until then, no previous work had been carried out in this regard on the municipality of Aperibé/RJ, so this whole investigation seeks to bring references and answers that can bring to the public the EJA projects developed in each educational institution in the municipality, whether in the municipal network or in the state network. To this end, we had the participation of directors, teachers and the collection of the Casa de Cultura de Aperibé, in which the memories of the foundation and history of the city were rescued. We bring reflections on EJA that pulse with memories and affections, references that educators reveal to us from facing the daily challenges pulsating in the school environment. Teachers who continue in the quest to respect the student as a subject of their own reality. Therefore, this work represents a way of thinking about the human being based on education, thinking about education based on EJA and thinking about EJA as a reflection of social structures, as a modality that can be configured in a network of cooperative relationships between individuals in order to change the functioning of the society in which they live. People who, for this, seek to expand their own knowledge, which will only be possible if we respect the subject as the protagonist in this action. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos – EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aperibé/RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth andAdultEducation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aperibé/RJ | - |
Título: dc.title | Educação de jovens e adultos no município de Aperibé/RJ: histórias, memórias e afetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: