Contrarreforma do ensino médio: ações do empresariado brasileiro para uma educação da classe trabalhadora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSILVEIRA, ZULEIDE SIMAS DA-
Autor(es): dc.contributorSILVEIRA, ZULEIDE SIMAS DA-
Autor(es): dc.contributorTIRIBA, LIA-
Autor(es): dc.contributorSOUZA, MÁRIO LUIZ DE-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7204229826590363-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8037763146233564-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8037763146233564-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2006259738336754-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9852476129593170-
Autor(es): dc.creatorALMEIDA, CAIRO LIMA OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750987-
Descrição: dc.descriptionO primeiro capítulo considera a relação da classe dominante com o Estado brasileiro e como essa relação – em variados momentos históricos - teve diferentes arranjos e efeitos políticos para a classe trabalhadora; apresenta as especificidades políticas conjunturais e as diferentes atribuições assumidas pelo Estado; também indica o fortalecimento da sociedade civil e a necessidade da classe dominante – como parte da sociedade civil - obter hegemonia a partir do consenso. Evidencia a ação da classe dominante junto ao estado e a reconfiguração dessa relação com o fortalecimento da sociedade civil. O segundo capítulo é justificado pela qualidade do objeto de pesquisa; a abordagem é alinhada a perspectiva mais ampla da pesquisa e se justifica pela problematização da relação entre trabalho e educação. O capítulo indica a relação ontológica entre trabalho e a educação e – dentro de marcos teóricos – entende-se trabalho como educação. A relação entre trabalho e educação é a base para entender as ações empresariais e institucionais no campo da educação. Nesse capítulo também são apresentadas as políticas públicas para a educação básica; nesse sentido, o capítulo tenta desvelar a relação do trabalho com a educação e os interesses políticos e educacionais do empresariado. Em conformidade com um estudo mais ou menos ordenado, o capítulo três, procura indicar abertamente, a relação do empresariado com a educação da classe trabalhadora; essa relação é evidenciada inicialmente com a indicação de uma série de experiências educacionais, experiências viabilizadas pelo empresariado a partir de institutos e fundações educacionais; esse capítulo evidencia a relação direta do empresariado com a educação e aponta que essa relação não se restringe as ações institucionais, mas também, a uma miríade de práticas e concepções que dizem respeito a valores e concepções que tem suas raízes no pensamento neoliberal. Também é considerada a ação empresarial mediada pela formulação da BNCC; os empresários se organizam e se associam ao Movimento pela Base Comum Curricular. Esse capítulo também apresenta as várias empresas interessadas na implantação da BNCC; o MBCC marca o interesse do empresariado pelo ensino médio. O capítulo de forma mais direta apresenta cinco empresas que possuem projetos educacionais que aplicam conceitos e noções empresárias no campo da educação. É a partir de institutos e fundações que o empresariado fomenta práticas educacionais, estabelece experiências, fomentam propostas e soluções para os problemas do ensino básico e ensino médio. A pesquisa conclui que o empresariado está agindo sistematicamente na educação básica; apresenta uma alternativa de formação educacional para a classe trabalhadora a partir de um receituário de práticas e concepções pedagógicas-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionThe first chapter considers the relation of the ruling class to the Brazilian state and how this relationship - at different historical moments - had different arrangements and political effects for the working class; presents the conjunctural political specificities and the different attributions assumed by the State; also indicates the strengthening of civil society and the need of the ruling class - as part of civil society - to obtain hegemony based on consensus. It shows the action of the ruling class with the state and the reconfiguration of this relationship with the strengthening of civil society. The second chapter is justified by the quality of the research object; the approach is aligned with the broader perspective of research and is justified by the problematization of the relationship between work and education. The chapter indicates the ontological relation between work and education and - within theoretical frameworks - work is understood as education. The relationship between work and education is the basis for understanding corporate and institutional actions in the field of education. This chapter also presents the public policies for basic education; In this sense, the chapter tries to uncover the relation of work to education and the political and educational interests of the business community. According to a more or less ordered study, chapter three seeks to indicate openly the relation of business to working-class education; this relationship is evidenced initially with the indication of a series of educational experiences, experiences made feasible by entrepreneurs from educational institutes and foundations; this chapter highlights the direct relationship between business and education and points out that this relationship is not restricted to institutional actions, but also to a myriad of practices and conceptions that refer to values and conceptions that have their roots in neoliberal thinking. It is also considered the business action mediated by the formulation of the BNCC; the entrepreneurs organize themselves and associate themselves with the Movement by the Curricular Common Base. This chapter also presents the various companies interested in the implementation of BNCC; the MBCC marks the interest of entrepreneurship through high school. The chapter - more directly - presents five companies that have educational projects that apply concepts and entrepreneurial notions in the field of education. It is from institutes and foundations that entrepreneurship fosters educational practices, establishes experiences, fosters proposals and solutions to the problems of primary and secondary education. The research concludes that the business community is acting systematically in basic education; presents an alternative educational formation for the working class from a recipe of pedagogical practices and conceptions-
Descrição: dc.description205 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresariado-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleContrarreforma do ensino médio: ações do empresariado brasileiro para uma educação da classe trabalhadora-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.