Inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho: o caso de uma pessoa multinacional da área de teconologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Elza Marinho Lustosa da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Frederico José Lustosa da-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Agatha Justen Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Camilla Arantes dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750964-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é identificar como funcionam na prática as políticas de inclusão e diversidade relacionadas a pessoas transgênero em uma empresa multinacional americana que possui unidades no Brasil, a partir do ponto de vista de seus funcionários. Além disso, busca avaliar o impacto dessas políticas no clima organizacional e identificar quais as estratégias bem sucedidas da empresa que possivelmente poderiam ser replicadas no mercado de trabalho. O método de coleta de dados foi um questionário que foi respondido por funcionários de unidades brasileiras da empresa, que mostrou como resultado que a diversidade é um forte traço organizacional, com bastante foco na comunidade LGBT, mas nem sempre nas necessidades específicas de pessoas trans. Por fim, mesmo possuindo programas voltados para pessoas transgênero e um ambiente de trabalho considerado bom por seus funcionários, a transfobia ainda se mostra presente na realidade da empresa.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to identify how diversity and inclusion policies related to transgender people work in practice in an American multinational company that has units in Brazil, from the point of view of its employees. In addition, it seeks to assess the impact of these policies on the organizational climate and to identify which of the company's successful strategies could possibly be replicated in the job market. The data collection method was a questionnaire that was answered by employees of Brazilian units of the company, which showed as a result that diversity is a strong organizational trait, with a lot of focus on the LGBT community, but not so much on the specific needs of trans people. Finally, despite having programs aimed at transgender people and a work environment considered good by its employees, transphobia is still present in the reality of the company.-
Descrição: dc.description53 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransgeneridade-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade nas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de inclusão-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa transgênero-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade no local de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectTransgender-
Palavras-chave: dc.subjectJob market-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity in companies-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion policies-
Título: dc.titleInclusão de pessoas trans no mercado de trabalho: o caso de uma pessoa multinacional da área de teconologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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