O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento

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Autor(es): dc.contributorVereza, Renata Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Tamara Quírico-
Autor(es): dc.contributorFroes, Vania Leite-
Autor(es): dc.creatorMelo, Thatiane Piazza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750951-
Descrição: dc.descriptionA dissertação tem como objetivo refletir sobre o papel dos pintores no cotidiano florentino no século XIV, a partir do estudo de caso do Giotto di Bondone. Este pintor foi estudado por sua trajetória e em registros literários dos livros: “Divina Comédia” 1 do Dante Alighieri, “Decamerão”2 escrito por Boccaccio e “Il Trecentonovelle”3 do Franco Sacchetti. Nessas obras, Giotto é citado, e apontam para uma rede de relações e hierarquias do universo desses artistas. Nota-se que esse trabalho não pretende comprovar a veracidade dos relatos, e sim, constatar que tais narrativas estão inseridas nesse mundo medieval e que representam uma visão singular sobre o mesmo. Em Florença este artista possuía um ateliê e realizou diversas obras pictóricas, como na igreja de Santa Croce nas capelas Bardi e Peruzzi e na capela del Podestà no Palazzo del Bargello. Muitas dessas obras foram encomendadas por uma elite burguesa, como no caso das capelas Bardi e Peruzzi,. Esta primeira foi escolhida para delimitar a relação entre os pintores e os financiadores e, com isso compreender um período que possuía um lento movimento de autoria das obras por parte de artistas mais reconhecidos. Portanto, as fontes permitem estudar o pintor a partir de uma tradição oral e imagética para compreender uma sociedade através de sua multiplicidade de relações. Nota-se um intenso quadro social que pode ser estudado, na tentativa de quebrar modelos do convívio social e das representações no espaço urbano.-
Descrição: dc.description117 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPintor italiano - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectBurguesia-
Palavras-chave: dc.subjectFlorença (Itália)-
Palavras-chave: dc.subjectGiotto, 1266?-1337-
Título: dc.titleO pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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