Gestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Francisco José Batista de-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorCunha, Robson Moreira-
Autor(es): dc.creatorGomes, Gabriela Dorneles Bentes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750932-
Descrição: dc.descriptionO comércio eletrônico vem crescendo e apresentando um faturamento anual cada vez mais significativo, mesmo em tempos de crise financeira e política. Por ser de fácil acesso e de baixo custo de implementação, muitas pequenas e médias empresas têm adotado o comércio eletrônico como o único canal de venda. Apesar disso, pouca atenção tem recebido quanto a sua forma de gestão e sobre quais seriam as principais dificuldades enfrentadas. Através de pesquisa bibliográfica, identificou-se que a gestão do comércio eletrônico é muito mais flexível, pela necessidade de constante adaptação para canalizar as mudanças cada vez mais dinâmicas do setor. Para complementar, foi realizada um estudo de caso com três micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro que possuem um canal de vendas digital. Em relação às dificuldades enfrentadas, os empreendedores enxergam os problemas do ambiente interno como sendo suas principais dificuldades, enquanto a pesquisa bibliográfica apontou problemas de nível macro-
Descrição: dc.descriptionThe electronic commerce has been growing and presenting an annual turnover that is increasingly significant, even in times of financial and political crisis. Because it is easy to access and low-cost implementation, many small and medium-sized companies have adopted e-commerce as the only sales channel. Despite this, little attention has been paid to the way it is managed and to what the main difficulties are. Through bibliographic research, it was identified that the management of electronic commerce is much more flexible, due to the need for constant adaptation to channel the increasingly dynamic changes of the sector. In addition, a case study was conducted with 3 micro and small companies from the state of Rio de Janeiro, which has a digital sales channel. In relation to the difficulties faced, entrepreneurs see the problems of the internal environment as their main difficulties, while bibliographical research has brought macro-level problems-
Descrição: dc.description70 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectE-commerce-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic management-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Título: dc.titleGestão de MPEs do comércio eletrônico: estudo de caso em 3 empresas do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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