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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Guedes, Leandro Lage dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Guerra, Raíssa de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28510 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750917 | - |
Descrição: dc.description | Em minha experiência ao longo do curso de Licenciatura em Química, percebi que há uma grande lacuna entre o que se deseja às pessoas com deficiência visual, em termos de educação científica, e o que de fato é oferecido pelas escolas e centros de ciências. Nesse cenário, esse trabalho tem o objetivo de oferecer contribuições para o processo de adaptação, para o público cego e de baixa visão, de uma Tabela Periódica Interativa que se encontra no espaço Museu do Universo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. O Planetário do Rio, um dos principais centros de divulgação científica da América Latina, tem envidado esforços para tornar seus equipamentos mais acessíveis a pessoas com deficiências. A partir de um estudo sobre o contexto da situação de pessoas com deficiências visuais, em especial na área da educação (CHINELLI; PEREIRA e AGUIAR, 2008; HUTMACHER, 2019; LOPES et al, 2021; OTTAIANO et al, 2019), o projeto consistiu em produzir modelos que serão utilizados para a fabricação de material em alto-relevo e / ou em sistema Braille e de um conjunto de roteiros para gravação de áudios com informações sobre os 92 elementos químicos naturais. A Tabela Periódica existente é composta por cubos que giram em torno de um eixo vertical, deixando livres para acesso do público quatro faces contendo informações que podiam ser exploradas apenas pelo público vidente. Como resultados do trabalho realizado, as quatro faces disponíveis foram replanejadas, passando a apresentar os seguintes aspectos: Informações químicas de cada elemento (Símbolo, nome e Número Atômico); Modelo Atômico de camadas (modelo de Niels Bohr); bandeira do país de descoberta; e principais aplicações. Os resultados são que a face que contém as informações da distribuição eletrônica foi modificada por uma esteticamente mais funcional, contudo, não se mostrou viável fazer a adaptação inclusiva nessa face. As demais faces supracitadas foram desenvolvidas e encaminhadas ao processo de adaptação em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC). | - |
Descrição: dc.description | In my experience throughout undergraduate course in chemistry teaching, I noticed that there is a big gap between what we wish for people with visual disabilities, in terms of science education, and what is actually offered by schools and science centers. In this case, this work aims to offer contributions to the adaptation process, for the blind and low vision public, of an Interactive Periodic Table that is in the space Museum of the Universe of the Planetary Foundation of the City of Rio de Janeiro. The Planetarium of Rio de Janeiro, one of the main centers for Education and Public Outreach in Latin America, has made efforts to make its equipment more accessible to people with disabilities. From a study on the context of the situation of people with visual impairments, especially in the area of education (CHINELLI; PEREIRA e AGUIAR, 2008; HUTMACHER, 2019; LOPES et al, 2021; OTTAIANO et al, 2019), the project consisted of producing models that will be used for the manufacture of material in high relief and / or in Braille system and a set of scripts for audio recording with information about the 92 natural chemical elements. The existing Periodic Table is composed of cubes that rotate around a vertical axis, leaving four of its faces free for visitor’s access, containing information that could be explored only by the seer public. As a result of the work carried out, the four available faces were redesigned, starting to present the following aspects: Chemical information of each element (Symbol, name and Atomic Number); Layered Atomic Model (Niels Bohr model); flag of the country of discovery; and main applications. The results are that the face that contains the electronic distribution information was modified by an aesthetically more functional one, however, it was not feasible to make the inclusive adaptation on this face. The other faces mentioned above were developed and sent to the adaptation process in partnership with the Benjamin Constant Institute (IBC). | - |
Descrição: dc.description | 93 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela periódica (Química) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and Public Outreach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Título: dc.title | Tabela periódica acessível: contribuição ao Planetário do Rio para visitantes cegos e com baixa visão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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