Modelamento matemático em elemento finito para ensaio de fadiga em disco de roda automotiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGouvêa, Jayme Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00600608022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783819P1-
Autor(es): dc.creatorCondino, Augusto Pacca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued1996-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750894-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar o comportamento à fadiga de um disco de roda automotivo, o modelo Brasília produzido pela Rockwell International - Divisão Fumagalli, empregando um pacote de elementos finitos, o programa ANSYS, e um modelo matemático. A análise foi realizada em um disco de roda, estampado a partir de um esboço plano, tanto para um aço baixo carbono como para um aço microligado de alta resistência. Os campos de tensões e deformações foram obtidos, pelo modelo numérico, considerando as distribuições de espessuras constantes e obtidas por medidas. Após este passo, a partir da condições experimentais do teste de fadiga, um procedimento de análise modal é feito com o objetivo de determinar as freqüências naturais do disco. Finalmente, uma análise harmônica define a faixa de freqüência imposta pela máquina de fadiga durante o teste. O modelo matemático corrige, através da relação de Neuber, as tensões elásticas simuladas para um estado elasto-plástico devido ao carregamento cíclico. Usando este valor, é possível obter um valor aproximado do número de ciclos que o disco de roda pode suportar antes da ocorrência da falha por fadiga.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica-
Publicador: dc.publisherEngenharia metalúrgica-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRodas automotivas-
Palavras-chave: dc.subjectFadiga (materiais)-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA-
Título: dc.titleModelamento matemático em elemento finito para ensaio de fadiga em disco de roda automotiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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