A dimensão educativa dos contos populares: dialogando com experiências de formação na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bianca Cristina da Silva Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22206-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750881-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho traz reflexões sobre minhas inquietações quanto à prática da oralidade nas turmas de educação infantil acrescida pelo relato das experiências que vivenciei com as narrativas e a influência delas em minha formação profissional. Na pesquisa abordo a dimensão educativa dos contos e a importância deles para o desenvolvimento da criança. Reflito sobre aspectos da contemporaneidade que podem ter influenciado as práticas culturais em torno das narrativas populares a exemplo da tecnologização da palavra e seus usos sociais, acreditando que tal prática pode ter contribuído para se conceber os contos como um passatempo em sala de aula. Compartilho minhas experiências em relação à influência das narrativas na formação de minha subjetividade como professora, e também como mãe, que em meio a uma pandemia alfabetiza sua filha. Esta investigação teve como um de seus objetivos principais aproximar professores e crianças das narrativas de tradição oral, narrando a história de contos transmitidos antes mesmo da utilização da escrita e que perduram por séculos contendo a mesma amplitude de conhecimento. Neste trabalho eu mostro que os contos ultrapassam a ideia de serem um passatempo, mostrando que eles podem colaborar para o desenvolvimento da criança, aproximar professores e estudantes das práticas da oralidade e escrita na educação infantil e séries iniciais sem reduzir essas atividades nos currículos de formação à práticas deterministas ou cristalizadoras da criatividade dos estudantes que estão sendo iniciados no mundo da leitura-
Descrição: dc.descriptionThis work brings reflections on my concerns about the practice of orality in the classes of early childhood education added by the report of the experiences I experienced with the narratives and their influence on my professional education. In the research I approach the educational dimension of the tales and their importance for the child's development. I reflect on aspects of contemporaneity that may have influenced cultural practices around popular narratives such as the technologization of the word and its social uses, believing that such practice may have contributed to conceiving the tales as a hobby in the classroom. I share my experiences in relation to the influence of narratives in the formation of my subjectivity as a teacher, and also as a mother, who in the midst of a pandemic literacy her daughter. This research had as one of its main objectives to bring teachers and children closer to the narratives of oral tradition, narrating the story of tales transmitted even before the use of writing and that last for centuries containing the same breadth of knowledge. In this work I show that the tales go beyond the idea of being a hobby, showing that they can collaborate for the child's development, bring teachers and students closer to the practices of orality and writing in Early Childhood Education and Initial Series without reducing these activities in the training curricula to deterministic or crystallizing practices of the creativity of students who are being initiated in the world of reading-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade-
Palavras-chave: dc.subjectContos populares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectOrality-
Palavras-chave: dc.subjectFolk tales-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Título: dc.titleA dimensão educativa dos contos populares: dialogando com experiências de formação na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.