Suplementos infantis de jornais : uma análise semiótica do gênero reportagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lucia-
Autor(es): dc.contributorCPF:64213224522-
Autor(es): dc.contributorGomes, Regina Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:90067678422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorCPF:64450098722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3598199491206112-
Autor(es): dc.creatorSousa, Luizete Adelaide da Pena de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:28:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:28:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750863-
Descrição: dc.descriptionHaving the French Semiotic as a basis, this paper presents an analysis of reports published in children s supplements of Brazilian newspapers. The main objective is to contribute to the characterization of the report as a gender, as presented in newspapers aimed at children. This study analyzes the ge nder in the particular discursive modality of its implementation and considering the syncretic quality of the texts. Recurrences and reiterations examined allow to construct an invariant structure in children s supplements, which route sought to discover through the observation of themes and their figurative fulfillment s, the plan of expression and the marks left in the speech that identify people, time and space. Based on this invariant structure, it was possible to conclude that the gender report found in children's newspapers shows a strong relationship with the discourses of school and recreation, making the journalistic discourse less rigid than the pattern offered to adults in the visual organization of the page and in the written text. The survey results confirm that to identify and classify a gender, the text should be considered from the sense that Semiotic considers it: as the junction of the plan of the content and the plan of the expression.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta análise do gênero reportagem em sua variação publicada em suplementos infantis de jornais brasileiros tomando por base a Semiótica Francesa. O objetivo principal é contribuir para a caracterização do gênero reportagem, tal como se apresenta nos jornais destinados às crianças. Analisa-se o gênero na modalidade discursiva particular de sua realização e considerando-se a qualidade sincrética dos textos. Foram examinadas recorrências e reiterações que permitem a construção de uma estrutura invariante nos suplementos infantis, cujo percurso de sentido se procurou desvendar através da observação de temas e seus preenchimentos figurativos, do plano da expressão e das marcas deixadas no discurso que identificam pessoas, tempo e espaço. Com base nessa estrutura invariante, foi possível concluir que o gênero reportagem encontrado nos cadernos infantis de jornais apresenta forte relação com os discursos da escola e da brincadeira, fazendo com que o discurso jornalístico se apresente de forma menos rígida em relação ao padrão do gênero oferecido aos adultos, tanto na organização visual da página quanto no texto escrito. Os resultados da pesquisa confirmam que, para identificar e classificar um gênero, é preciso considerar o texto a partir do sentido que a Semiótica dá a ele: a junção do plano do conteúdo com o plano da expressão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectGênero literário-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectJornal-
Palavras-chave: dc.subjectReportagem-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso jornalístico-
Palavras-chave: dc.subjectJornal brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSuplemento infantil de jornal-
Palavras-chave: dc.subjectCaderno infantil-
Palavras-chave: dc.subjectJornal infantil-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotica greimasiana-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica francesa-
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual-
Palavras-chave: dc.subjectChildren s supplement of newspaper-
Palavras-chave: dc.subjectChild newspaper-
Palavras-chave: dc.subjectReport-
Palavras-chave: dc.subjectFrench semiotic-
Palavras-chave: dc.subjectTextual gender-
Palavras-chave: dc.subjectJournalistic discourse-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleSuplementos infantis de jornais : uma análise semiótica do gênero reportagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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