Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64213224522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Regina Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90067678422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Atem, Guilherme Nery | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64450098722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3598199491206112 | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Luizete Adelaide da Pena de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:28:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:28:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750863 | - |
Descrição: dc.description | Having the French Semiotic as a basis, this paper presents an analysis of reports published in children s supplements of Brazilian newspapers. The main objective is to contribute to the characterization of the report as a gender, as presented in newspapers aimed at children. This study analyzes the ge nder in the particular discursive modality of its implementation and considering the syncretic quality of the texts. Recurrences and reiterations examined allow to construct an invariant structure in children s supplements, which route sought to discover through the observation of themes and their figurative fulfillment s, the plan of expression and the marks left in the speech that identify people, time and space. Based on this invariant structure, it was possible to conclude that the gender report found in children's newspapers shows a strong relationship with the discourses of school and recreation, making the journalistic discourse less rigid than the pattern offered to adults in the visual organization of the page and in the written text. The survey results confirm that to identify and classify a gender, the text should be considered from the sense that Semiotic considers it: as the junction of the plan of the content and the plan of the expression. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta análise do gênero reportagem em sua variação publicada em suplementos infantis de jornais brasileiros tomando por base a Semiótica Francesa. O objetivo principal é contribuir para a caracterização do gênero reportagem, tal como se apresenta nos jornais destinados às crianças. Analisa-se o gênero na modalidade discursiva particular de sua realização e considerando-se a qualidade sincrética dos textos. Foram examinadas recorrências e reiterações que permitem a construção de uma estrutura invariante nos suplementos infantis, cujo percurso de sentido se procurou desvendar através da observação de temas e seus preenchimentos figurativos, do plano da expressão e das marcas deixadas no discurso que identificam pessoas, tempo e espaço. Com base nessa estrutura invariante, foi possível concluir que o gênero reportagem encontrado nos cadernos infantis de jornais apresenta forte relação com os discursos da escola e da brincadeira, fazendo com que o discurso jornalístico se apresente de forma menos rígida em relação ao padrão do gênero oferecido aos adultos, tanto na organização visual da página quanto no texto escrito. Os resultados da pesquisa confirmam que, para identificar e classificar um gênero, é preciso considerar o texto a partir do sentido que a Semiótica dá a ele: a junção do plano do conteúdo com o plano da expressão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso jornalístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reportagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso jornalístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suplemento infantil de jornal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotica greimasiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children s supplement of newspaper | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child newspaper | - |
Palavras-chave: dc.subject | Report | - |
Palavras-chave: dc.subject | French semiotic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalistic discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Suplementos infantis de jornais : uma análise semiótica do gênero reportagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: