Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFornazin, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorThimoteo, Leonardo Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750853-
Descrição: dc.descriptionAtualmente há um crescente interesse no valor agregado através de dados provenientes de diferentes fontes, chamados Big Data. Embora o uso de tecnologia para coleta e tratamento do Big Data seja importante, é necessário também considerar a Estratégia e a Governança de Dados para o sucesso da sua aplicação. Este trabalho tem por objetivo acrescentar evidências à interseção desses três temas: Tecnologia, Estratégia e Governança. Para tanto, foi realizado um caso único incorporado cujo objetivo é compreender como estratégia e governança de dados podem gerar vantagem competitiva e capacidade de inovar para um negócio. O estudo analisa a empresa Take Blip, líder de mercado no Brasil, na prestação de serviço do chamado comércio conversacional, dito como o futuro do varejo. Com tal investigação, encontrou-se uma estratégia estabelecida, operacionalizada através da metodologia OKR, em português objetivos e resultados-chave, que atua como um fio condutor para as iniciativas da companhia. A estratégia é suportada por uma estrutura de governança de dados, que envolve toda a empresa. Dois fatores são destaque dessa estrutura: a centralização dos dados para garantir a qualidade da sua distribuição e a maturidade das tecnologias de dados empregadas, com subáreas dedicadas a tratar distintos temas. Com tal arcabouço, observou-se uma série de resultados, com áreas normalmente pouco familiares com dados, como Design, desfrutando desse ativo. Ademais, áreas como marketing alcançando novos objetivos a partir da inteligência adquirida. Conclui-se com a evidência do impacto da triangulação entre as disciplinas na cadeia de valor de uma companhia.-
Descrição: dc.descriptionWe are facing a growing interest in the aggregated value generated by data from different resources, called Big Data. Although the technology involved in gathering and transformation of Big Data is important, it’s also necessary to consider the Stra tegy and Data Governance for its success. The objective of this paper is to generate evidence of the intersection between those three subjects: Technology, Strategy and Governance. Then, a single incorporate case study was made, which the objective is to understand how strategy, data governance and technology together are able to generate competitive advantage and innovation capacity for a business. The study investigates the company Take Blip, a market leader in Brazil, on Conversational Commerce services, which is considered the future of retail. The whole investigation drives to interesting findings in locus, like a well established strategy, operationalized by a strategic methodology called OKR, that acts like a common thread for the company initiatives. The strategy is supported by a well structured data governance cross-area that evolves all the company. Two factors are the main features of that structure: the data centrality to guarantee the quality of data supply and the matu rity of data technology applied throughout the company, with areas dedicated to address distinct subjects. Applying that framework, some results drew attention, like some areas usually not related to data, like Design, taking advantage of that asset, and others areas, like marketing, being capable of overcoming their barriers with the acquired intelligence. It is concluded with the evidence of the impact of the subjects triangulation on the value chain of the company.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança de dados-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança de TI-
Palavras-chave: dc.subjectBase de dados-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação-
Palavras-chave: dc.subjectData governance-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytics and Big Data-
Título: dc.titleDados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.