A influência da forma de comunicação interpessoal do líder na motivação e no desempenho dos liderados: um estudo de caso em uma empresa do varejo de moda masculina.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Domingos Sávio Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorMourão, Cláudia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750840-
Descrição: dc.descriptionA comunicação interpessoal, especialmente entre líderes e liderados tem sido objeto de estudo e pesquisa pelas empresas, tendo em vista o grande número de barreiras de comunicação e outros efeitos gerados. A forma de comunicação e estilo de liderança que o líder decide exercer gera reações em sua equipe que, muitas vezes, não são facilmente identificadas pelo próprio líder. Esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar se a forma como o líder se comunica influência na motivação e no desempenho de cada membro de sua equipe e, consequentemente, no desempenho para a consecução das metas e objetivos organizacionais. O método utilizado foi um estudo de caso em uma empresa do varejo, do segmento de moda masculina, para investigar as percepções de seus líderes e dos liderados. Eles foram convidados a responder um questionário específico que abordava três temáticas principais: a forma ou maneira de comunicação interpessoal do líder, os estilos de liderança e o uso da inteligência emocional na liderança. Os resultados desta pesquisa mostraram, por exemplo, que na interpretação dos líderes eles costumam comunicar claramente as mensagens, que estão abertos para receber feedback e que praticam a empatia com a sua equipe, enquanto os liderados mostraram em suas respostas que não percebem estes pressupostos exercidos pelos líderes no dia-a-dia na mesma proporção identificada pelos líderes, mostrando alguma discrepância de percepções, o que gera impacto nem sempre positivo na motivação e no desempenho da equipe. Esta pesquisa pode colaborar com as organizações favorecendo os líderes através de um Programa de Desenvolvimento de Liderança, levando-os a ampliar seus conhecimentos sobre os estilos de liderança e sobre as diferentes formas de comunicação disponíveis e de possível adoção no exercício da sua liderança, incluindo os aspectos da inteligência emocional, considerando a diversidade humana e, finalmente, alcançando melhores resultados com suas equipes e para a organização.-
Descrição: dc.descriptionInterpersonal communication, particularly among leaders and followers has been studied by companies in view of the large number of communication barriers and other generated effects. The form of communication and leadership style that the leader decides to exercise generates reactions in his team, which are often not easily identified by the leader himself. This research aimed to investigate and analyze if the way the leader communicates influence the motivation and performance of each member of their team and hence productivity to achieve the organizational goals and objectives. The method used was a case study in a retail company, the menswear segment, to investigate the perceptions of their leaders and the members of the team. They were asked to answer a specific questionnaire that addressed three main themes: the leader communication styles, leadership styles and the use of emotional intelligence in leadership. The objective of this research is to verify that the form of interpersonal communication leader positively influences the motivation and team performance. The results of this research showed, for example, that leaders interpret what they usually clearly communicate the messages, they are open to receive feedback and practicing empathy with his team while the led showed in their responses that leaders do not really act that way in daily interactions not always positively affecting motivation and team performance. This research can collaborate with organizations, developing leaders competences and new abilities through a Leadership Development Program, contributing to expand their knowledge about leadership styles, practicing communication techniques available to be more clear and assertive, including aspects of emotional intelligence, considering human diversity and achieve better and positive results with their team and for the organization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de liderança-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência emocional-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação e desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência emocional-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership styles-
Palavras-chave: dc.subjectEmotional intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation and performance-
Título: dc.titleA influência da forma de comunicação interpessoal do líder na motivação e no desempenho dos liderados: um estudo de caso em uma empresa do varejo de moda masculina.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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