A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Rede estadual do Rio de Janeiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, R.B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorSilva, Priscila Ramos Reis-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Felipe de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30045-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750827-
Descrição: dc.descriptionAo longo deste trabalho busquei refletir sobre o currículo da educação de jovens e adultos (EJA) dentro do sistema público brasileiro, mais especificamente, o currículo do estado do Rio de Janeiro (RJ). Realizei um apanhado da história da educação de jovens e adultos, desde antes, até depois da ditadura brasileira e das conquistas realizadas no campo. Utilizei da legislação vigente e das emendas nela contida para desenvolver uma argumentação pautada naquilo que é defendido por lei, enquanto direito de acesso. E discuti sobre o que chega de fato à população, utilizando objetivamente o Plano Nacional de Educação para demonstrar contradições entre a realidade material e o que é defendido por lei. Em minha análise, busquei comparar de forma crítica o currículo referencial do estado do Rio de Janeiro destinado ao ensino médio na modalidade EJA ao currículo destinado ao ensino médio regular, tendo como recorte os objetos de conhecimento da disciplina sociologia. Fundamentei a reflexão a partir de autores relevantes para esse cenário no Brasil, como Paulo Freire, Carlos Brandão e outros pesquisadores da área da educação. Procurei também apontar a relação da oferta do EJA com o crescente aumento de uma visão neoliberal na educação pública.-
Descrição: dc.descriptionThroughout this work, I sought to reflect on the curriculum of youth and adult education (EJA) within the Brazilian public system, specifically from the state of Rio de Janeiro (RJ). I carried out an overview of the history of youth and adult education, from before to after the Brazilian dictatorship, and the achievements made in the field. I used the current legislation and the amendments contained therein, to develop an argument based on what is defended by law, as a right of access. I discussed what actually reaches the population, using the National Education Plan to demonstrate the contradictions between the material reality and what is defended by law. In my curriculum analysis, I sought to critically compare the essential high school curriculum for the EJA to the curriculum for regular high school in Rio de Janeiro. I have based the reflection in relevant authors for this research field in Brazil, such as Paulo Freire, Carlos Brandão, and others.. And I also seek to point out the relations between this type of education and the growth of a neoliberal vision in public education.-
Descrição: dc.description41-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Currículo. Rio de Janeiro. Ensino Médio. Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education. Curriculum. Rio de Janeiro. High school. Sociology-
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Rede estadual do Rio de Janeiro.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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