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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Xavier, Gelta Terezinha Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Rossi, Luiz Gustavo Dolcemascollo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750821 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as práticas pedagógicas na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada no município de Guararema no estado de São Paulo, foi inaugurada em 2005, resultado da organização dos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra, junto a outros movimentos sociais. A escolha do tema contempla apresentar movimentos contra hegemônicos na educação no século XXI. Dessa forma, a exposição de forças que estão em disputa no âmbito escolar e refletem a desigualdade de poder se faz necessário. A estrutura socioeconômica e agrária do Brasil se confunde com a própria história do Movimento dos Sem Terra, sendo a melhor compreensão de suas transformações ao longo do tempo se tornam ferramentas poderosas para a formação dos espaços educacionais dentro do movimento. | - |
Descrição: dc.description | The present work seeks to reflect on the pedagogical experiences at Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), located in the city of Guararema in the state of São Paulo, which was inaugurated in 2005 by the organization of work-people from the Movimento dos Sem Terra (MST), in association with other social movements. The choice for this subject aims to present educational counter-hegemonic movements in the twentieth century. Thus, the uncovering of forces who are quarreling in the educational range and the unveiling of the inequality of powers becomes necessary. Brazilian socioeconomic and agrarian structure merges with the history of Movimento dos Sem Terra, for this reason, the comprehension of its transformations throughout time becomes a powerful tool for the creation of educational spaces inside the movement. | - |
Descrição: dc.description | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Nacional Florestan Fernandes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Sem Terra e Movimentos Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Nacional Florestan Fernandes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestan Fernandes National School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Sem Terra and Social Movements | - |
Título: dc.title | Processos de formação em movimentos sociais: a Escola Nacional Florestan Fernandes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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