Rádio em tempos de downloads: a reconfiguração do rádio FM musical diante das novas tecnologias da informação e da comunicação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Maria Andrade Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:70685673715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8-
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.contributorCPF:68890600522-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Adriana da Rosa-
Autor(es): dc.contributorCPF:81076050422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8210260553342144-
Autor(es): dc.creatorChagas, Jefferson Mickselly Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17330-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750812-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to discuss the challenges which the radio media has faced towards the reconfiguration of the musical circuit in cyber culture. The FM stations have their programming mostly based on the air playing of songs. These stations have been acting for decades as main musical mediator, serving as inspiration for the phonographic industry and also giving visibility to artists and influencing in the making of their repertoires. However, today the role of the FM stations have been questioned and even pointed as the reason for a crisis in the radio industry due to the release of new music players and the high achievement of new listening habits developed from the digital media. The central debate of this paper is related to the paradigm of the technological substitution in which the radio with its top-down system would be slowly overpowered by the internet bottom-up system. Two Brazilian stations were investigated regarding their media strategies towards their approach to the digital technologies; Oi FM which allows the listener to receive their airplay through the cell phone and MPB FM which have been constantly present in social network sites.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação tem como objetivo principal discutir os desafios que a mídia rádio tem enfrentado diante da reconfiguração do circuito musical na cibercultura. Com uma programação constituída majoritariamente pela execução de músicas, as emissoras do tipo FM se consolidaram como vitrines para a indústria fonográfica, atuando durante décadas como importantes mediadoras musicais, articulando cenas, dando visibilidade a artistas e influenciando a constituição dos repertórios de seus ouvintes. Hoje, no entanto, com o advento de novos aparelhos de reprodução sonora e a sedimentação de novas práticas de escuta desenvolvidas a partir das mídias digitais, esse papel vem sendo constantemente questionado, levando muitos profissionais e pesquisadores a apontarem uma crise do setor radiofônico. O argumento central está relacionado ao paradigma de substituição tecnológica, na qual o rádio em seu sistema top-down seria gradualmente superado pelo modelo bottom-up da internet. Aqui, no entanto, evitaremos uma abordagem evolutiva para investigar processos de reconfiguração. Para tanto investigaremos as estratégias midiáticas de duas emissoras de rádio brasileiras em sua aproximação com as tecnologias digitais: a Oi FM que privilegia o celular como receptor para a sua programação, promovendo recursos de interatividade a partir das possibilidades da plataforma mobile; e a MPB FM que tem reforçado sua presença nos diversos sites de redes sociais, incentivando a constituição de comunidades de gosto em torno da emissora. Compreendendo que a atualização do rádio não pode ser pensada a partir de um único modelo, os dois estudos de caso aqui apresentados visam proporcionar uma visão parcial, mas que pode contribuir para a compreensão das atuais transformações na forma de consumir música nessa mídia. Se o rádio analógico é definido como uma mídia unilateral que não facilita a intervenção por parte do usuário, o modelo da Oi FM aposta na personalização da escuta radiofônica, enquanto a MPB FM cria condições favoráveis à participação coletiva na construção de sua programação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRádio FM-
Palavras-chave: dc.subjectMediação musical-
Palavras-chave: dc.subjectReconfiguração-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectCelular-
Palavras-chave: dc.subjectFM radio-
Palavras-chave: dc.subjectMusical mediation-
Palavras-chave: dc.subjectReconfiguration-
Palavras-chave: dc.subjectMobile phone-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleRádio em tempos de downloads: a reconfiguração do rádio FM musical diante das novas tecnologias da informação e da comunicação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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