Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lucia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Edinaldo Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Bairral, Marcelo Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750792 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso de formação de professores em nível médio, o antigo curso normal (CN), em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. O contexto da pesquisa insere-se quando a educação, em especial, as redes públicas educacionais, sofreram grandes impactos na forma de organização do trabalho docente e dos currículos em virtude de uma crise pandêmica. Nesta pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, iremos mobilizar os estudos de currículo (GOODSON,1992,1995,1997,2007), as noções de táticas (CERTEAU,1994), de resistência (GIROUX,1997) e saberes docentes (TARDIF, 2008) e do neotecnicismo (FREITAS, 1992; 1995) para investigar os potenciais impactos nas práticas docentes. Para isso, realizaremos uma análise documental da política pública curricular atual, orientada pelo Currículo Mínimo (CM) do estado do Rio de Janeiro. O documento curricular analisado foi produzido dentro de um contexto maior de rearranjos das políticas neoliberais na educação pública (LAVAL,2016). Assim, espera-se compreender a relação entre o currículo prescrito, sob a ótica da lógica empresarial, e os seus possíveis desdobramentos nas práticas pedagógicas dos docentes na constituição de uma disciplina de formação profissional de caráter tecnológico. Nossa pesquisa busca contribuir para o campo do estudo do currículo, dos usos das TDIC 's na educação e da formação docente em nível médio. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze the subject Integration of Media and New Technologies (IMNT) in the teacher training course at secondary level, the former normal course (CN), in a public school in the state of Rio de Janeiro. The context of the research is inserted when education, in particular, the public educational networks, suffered great impacts in the form of organization of teaching work and curricula due to a pandemic crisis. In this qualitative research, characterized as a case study, we will mobilize curriculum studies (GOODSON,1992,1995,1997,2007), notions of tactics (CERTEAU,1994), resistance (GIROUX,1997) and teaching knowledge (TARDIF, 2008) and neotechnicism (FREITAS, 1992; 1995) to investigate the potential impacts on teaching practices. For this, we will carry out a documentary analysis of the current curricular public policy, guided by the Minimum Curriculum (CM) of the state of Rio de Janeiro. The curriculum document analyzed was produced within a larger context of rearrangements of neoliberal policies in public education (LAVAL, 2016). Thus, it is expected to understand the relationship between the prescribed curriculum, from the perspective of business logic, and its possible consequences in the pedagogical practices of teachers in the constitution of a discipline of professional training of a technological nature. Our research seeks to contribute to the field of study of the curriculum, the uses of TDIC's in education and teacher training at secondary level. Key words. | - |
Descrição: dc.description | 86 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo mínimo | - |
Palavras-chave: dc.subject | IMNT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minimum resume | - |
Palavras-chave: dc.subject | IMNT | - |
Título: dc.title | Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: