Habilidade socioemocionais na Educação Inclusiva: E-book para professores da Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jacqueline de Faria Barros-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudencia dos Santos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Simone Mendonça de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750778-
Descrição: dc.descriptionEm tempos de incertezas e imprevisibilidade, os aspectos psicológicos, sociais e emocionais vêm se tornando parte fundamental da experiência de vida. A escola como ambiente vivo e plural, reúne diferentes histórias, culturas e personalidades. Tal contexto exige um mergulho na proposta da Inclusão para que todos tenham direito à Educação. A busca pela Educação Inclusiva tem revelado demandas significativas dos professores da Educação Básica. O trabalho técnico como Psicóloga Educacional na rede pública municipal de ensino de Iguaba Grande desde 2006 despertou inquietações e questionamentos. Estratégias e dinâmicas realizadas com professores durante esse período, aclararam algumas dificuldades, mostrando a necessidade de capacitação docente para auxiliar no processo de (auto) conhecimento e melhorar o desempenho no contexto educacional. Informações contidas no banco de dados do Núcleo de Atendimento ao Educando, setor da Secretaria Municipal de Educação, foram usadas para dialogar com a proposta de qualidade e integralidade no ensino e aprendizagem que a Base Nacional Comum Curricular propõe. Para delinear o presente estudo, foi utilizado o método da Nuvem de Palavras como fonte geradora de ideias. Tais informações foram importantes para refletir sobre a atuação do professor como facilitador, tendo o aluno como protagonista. Recentemente, a pandemia do Coronavírus contribuiu para repensar a Educação com um olhar mais atento na busca de um fazer efetivo no contexto socioemocional. A aquisição de conhecimentos sobre habilidades socioemocionais desponta como possibilidade de investimento e inovação, para que os professores possam melhor atuar junto aos seus alunos. O levantamento da literatura proporcionou a seleção de conceitos levando à elaboração de orientações e sugestões na forma de E-book, um material de apoio ao docente.-
Descrição: dc.descriptionIn times of uncertainty and unpredictability, psychological, social, and emotional aspects have become a fundamental part of the life experience. The school as a living and plural environment, brings together different histories, cultures, and personalities. Such a context requires a dive into the Inclusion proposal so that everyone has the right to Education. The search for Inclusive Education has revealed significant demands from Basic Education teachers. The technical work as an Educational Psychologist in the municipal public school system of Iguaba Grande since 2006 has aroused concerns and questions. Strategies and dynamics conducted with teachers during this period, clarified some difficulties, showing the need for teacher training to assist in the process of (self) knowledge and improve performance in the educational context. Information contained in the database of the Educating Assistance Center, sector of the Municipal Department of Education, was used to dialogue with the proposal of quality and integrality in teaching and learning that the National Curricular Common Base proposes. To design the present study, the Word Cloud method was used as a source of ideas. Such information was important to reflect on the role of the teacher as a facilitator, with the student as the protagonist. Recently, the Coronavirus pandemic has contributed to rethinking Education with a closer look at the search for effective action in the socio-emotional context. The acquisition of knowledge about socioemotional skills emerges as a possibility for investment and innovation, so that teachers can better work with their students. The literature survey provided the selection of concepts leading to the elaboration of guidelines and suggestions in the form of an E-book, a support material for the teacher.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão; Educação especial; AEE; BNCC; Emoções-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Formação de professor, Educação-aspecto psicológico, Educação básica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion; Special education; AEE; BNCC; Emotions-
Título: dc.titleHabilidade socioemocionais na Educação Inclusiva: E-book para professores da Educação Básica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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