RESPONSABILIDADE SOCIAL BASEADA NO COOPERATIVISMO COMO ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE PESSOAS O CASO DA COOPMODELO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:88895241722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorSantos, Isaac José Antonio Luquetti dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:64616584753-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708002Z0-
Autor(es): dc.creatorSoares, Reiner Juliano Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750742-
Descrição: dc.descriptionIn today's corporate landscape of Brazil, there is growing corporate interest in taking social responsibility attitude. In this context, the scientific research, exploratory, intended to highlight the importance of bringing the issue of corporate social responsibility into account in the strategic management of businesses. This study focused on a large company of a multinational automotive industry - Modelo SA, which used the philosophy to promote cooperative action of social responsibility with its employees. While corporate social responsibility is very complex and comprehensive, prioritized in this study was the internal social responsibility in the aspect of strategic management of people. The retro look mentioned analysis encompasses several factors that influence interpersonal relationships in organizations, however, this study examined only the question of organizational climate. Through the investigation of a case study through qualitative research, quantitative research and professional experience of the author intended to demonstrate the motive and the results obtained from the action of the Model S / A. The study's findings pointed to a definition, a timely vision and a practical application of the term corporate social responsibility. Based on interviews, literature research and field research has shown that this view of social responsibility can bring new and valuable benefits for the company to reveal implications in terms of talent retention and mainly improve the work environment and quality of life employees.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionNo atual cenário corporativo brasileiro, observa-se crescente o interesse das empresas em assumir postura de responsabilidade social. Nesse contexto, essa pesquisa científica, de caráter exploratório, pretendeu evidenciar a importância de levar o tema da responsabilidade social corporativa em conta na gestão estratégica das empresas. Esse estudo teve foco em uma grande empresa de um grupo multinacional da indústria automobilística - a Modelo S/A, que se utilizou da filosofia cooperativista para promover ação de responsabilidade social junto a seus funcionários. Embora a responsabilidade social corporativa seja complexa e muito abrangente, nesse estudo foi priorizada a responsabilidade social interna sob o aspecto da gestão estratégica de pessoas. O aspecto retro mencionado engloba várias análises de fatores que influenciam as relações interpessoais nas organizações, porém, essa pesquisa analisou exclusivamente a questão do clima organizacional. Através da investigação de um estudo de caso, através da pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa e experiência profissional do autor pretendeu-se demonstrar o motivo e os resultados obtidos a partir da ação da Modelo S/A. As conclusões do estudo apontaram uma definição, uma visão pontual e uma aplicação prática do termo responsabilidade social corporativa. Baseado em entrevistas, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, demonstrou-se que essa perspectiva da responsabilidade social pode trazer novos e valiosos subsídios para a empresa ao revelar implicações em termos de retenção de talentos e principalmente melhoria do clima organizacional e da qualidade de vida dos funcionários.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social Corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate Social Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectCooperative-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational climate-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleRESPONSABILIDADE SOCIAL BASEADA NO COOPERATIVISMO COMO ESTRATÉGIA NA GESTÃO DE PESSOAS O CASO DA COOPMODELO-
Título: dc.titleSOCIAL RESPONSIBILITY AS A STRATEGY BASED ON COOPERATIVE IN PEOPLE MANAGEMENT - THE CASE OF COOPMODELO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.