Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Juliana Coutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32372-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750739-
Descrição: dc.descriptionO estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências.-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Título: dc.titleCrianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.