Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Nidia Varella Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Juliana Coutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750739 | - |
Descrição: dc.description | O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem narrativas de experiências repetitivas e estereotipadas na escola - como pintar desenhos prontos - e, ao mesmo tempo, revelam o gosto pelo desenho de imaginação, livre, que podia fazer em casa, o conceito de desenho é discutido, por meio de estudo bibliográfico. Assim, com base nesse caminhar embasado na memória e nas referências bibliográficas, buscou-se analisar elementos que contribuem para a construção de práticas com as crianças pelas vias do repertório artístico, ampliando possibilidades, incentivando a experimentação e a autonomia de fazer e dizer de muitas formas. Para percorrer essas questões, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, além do estudo teórico, por meio de registro e análise de dados recolhidos na Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis, cuja mantenedora é a Universidade Federal Fluminense (UFF), no período letivo de 2022, durante o qual a autora esteve diariamente no cotidiano da instituição, trabalhando como mediadora, no denominado Grupo Azul, junto às crianças de dois e três anos. Neste grupo, foram desenvolvidas propostas com as linguagens artísticas, e também foi reorganizado o espaço. As propostas foram registradas e narradas, revelando possibilidades em espaços internos e externos, a autonomia das crianças e o papel docente de mediador, que acolhe os desejos das crianças, mas também propõe, para ampliar possibilidades expressivas e experiências. | - |
Descrição: dc.description | 43 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Título: dc.title | Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: