A geografia de uma trajetória: memórias de um grupo de professoras que permanecem em um Ciep no Complexo da Maré

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eliane Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750734-
Descrição: dc.descriptionThis text is the result of a research work accomplished in a Center Integrated of Public Education (Ciep), located in the Tide Complex. It is an investigation that it proposed to reconstitute the school history using itself, mostly, of oral narratives of teachers that there remain right from the start of your operation. They are individual and collective trajectories that narrate and, at the same time, will go tracking their histories, and composing the school memory. The research develops in 2 axises: Time and space. The option for narrating this experience is, above all, the wish and the commitment with the memory of a school where constitute us sometimes subject sometimes subjected. Has been being little argued the collective character of the educational experiences, once these occur inside determined social and cultural groups, bringing, therefore, the values mark and of the cultures of the groups. Above all in a time in which the educational perspectives are directed to a future, and that little importance is given to the memory and the shared experiences. To know the individual aspects of the educational actions becomes important whereby means of ransom possibilities of their individual and collective identities. The singular aspects of these actions constitute starting from their behaviors, conceptions and representations, once these are composed in processes of social interaction, being collectively shared. Back to the the past to rescue our memory, we meet again elements of the public policies, life histories, and practices institution/instituted. The collective formation, the relation with the past, the stay, the enchantment, the (dis)belief in the public policies thought for the education and the hope in a school - still possible- , are elements that were composed in a same woof, pains and delights scenery, where were, with memory threads, warping our histories.-
Descrição: dc.descriptionEste texto é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), localizado no Complexo da Maré. Trata-se de uma investigação que se propôs reconstituir a história da escola, utilizando-se principalmente de narrativas orais de professoras que lá permanecem desde o início de seu funcionamento. São trajetórias individuais e coletivas que se contam e, ao mesmo tempo, vão trançando suas histórias, e compondo a memória da escola. A pesquisa se desenvolve em 2 eixos: tempo e espaço. A opção por narrar essa experiência é, sobretudo, o desejo e o compromisso com a memória de uma escola onde nos constituímos ora sujeitos ora sujeitados Tem sido pouco discutido o caráter coletivo das experiências docentes, uma vez que essas ocorrem no interior de determinados grupos sociais e culturais, trazendo, portanto, a marca dos valores e das culturas dos grupos. Sobretudo em um tempo em que as perspectivas educacionais estão voltadas para um futuro, e que pouca importância é dada às memórias e as experiências compartilhadas. Conhecer os aspectos individuais das ações docentes torna-se importante pelo que significa de possibilidades de resgate de suas identidades individuais e coletivas. Os aspectos singulares dessas ações se constituem a partir de seus comportamentos, concepções e representações, uma vez que eles são construídos em processos de interação social, sendo coletivamente compartilhados. De volta ao passado para resgatar nossas memórias, reencontramos elementos das políticas públicas, histórias de vida, e práticas instituintes/instituídas. A formação do coletivo, a relação com o passado, a permanência, o encantamento, a (des)crença nas políticas públicas pensadas para a educação e a esperança em uma escola ainda possível , são elementos que foram tecidos em uma mesma trama, cenário de dores e delícias, onde fomos, com fios das memórias, urdindo nossas histórias.-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectCentro integrado de educação pública-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectStay-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA geografia de uma trajetória: memórias de um grupo de professoras que permanecem em um Ciep no Complexo da Maré-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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