Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Crissaff, Lhaylla dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8117348083451032 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Cristiane de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6183375000382666 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6760690109023863 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0333421355162864 | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Mayara Brasil Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31994 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750720 | - |
Descrição: dc.description | Diversas pesquisas mencionam as dificuldades apresentadas por alunos na compreensão do conteúdo de Geometria na Educação Básica, devido à diversos fatores. Diante disso, é importante buscar formas de abordar o conteúdo que contribuam para a melhoria do ensino dessa importante área, sempre considerando o importante papel do professor. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de atividades para ensino de quadriláteros construída para ser realizada com o apoio de materiais concretos e do Modelo de Visualização Geométrica de Van Hiele. Esta importante metodologia de ensino estrutura em níveis a compreensão geométrica dos alunos, assim como fornece orientações para reconhecimento e obtenção de cada um deles. A proposta de atividades é iniciada com uma atividade de revisão seguida de uma atividade para atingir o primeiro nível e uma para o segundo nível do modelo mencionado. Ao final, atividades foram aplicadas em duas turmas da rede pública de ensino, e seus resultados foram analisados mostrando que uma melhoria da aprendizagem dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Several studies mention the difficulties faced by students in understanding Geometry content in Basic Education, due to several factors. Given this, it is important to look for ways to approach content that contribute to improving teaching in this important area, always considering the important role of the teacher. In this context, the present work presents a proposal for activities for teaching quadrilaterals built to be carried out with the support of concrete materials and the Van Hiele Geometric Visualization Model. This important teaching methodology structures students' geometric understanding into levels, as well as providing guidance for recognizing and obtaining each of them. The activity proposal begins with a review activity followed by an activity to reach the first level and one for the second level of the mentioned model. In the end, activities were applied in two public school classes, and their results were analyzed, showing an improvement in student learning. | - |
Descrição: dc.description | 164 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadriláteros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teorema de Van Hiele | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais Concretos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Van Hiele's theorem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrilaterals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Following teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concrete Materials | - |
Título: dc.title | Utilizando materiais concretos e o Modelo de Van Hiele para o ensino de quadriláteros no ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Using Concrete Materials and the Van Hiele Model for Teaching Quadrilaterals in Elementary School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: