Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorBertagna, Maína-
Autor(es): dc.creatorTavares, Marcelo Baeta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750706-
Descrição: dc.descriptionO ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito difícil de ser compreendido. Visando mudar esse paradigma muitas abordagens são feitas em cima do aprendizado científico, especialmente para os níveis de educação que não sejam do ensino superior. Esse trabalho avalia atividades práticas, implementadas através do Almanaque, que por sua vez foi criado através da atividade de extensão de criação de clube de ciências em escolas públicas, usando como base reflexões de Alfabetização Científica (SASSERON, 2011), ensino CTS|CTSA (MARTINS, 2020) e Popularização da Ciência (GERMANO, 2007). Para tanto foi realizado um diálogo com a professora responsável da escola, investigando suas impressões sobre se tiveram e quais foram os efeitos dessas atividades no ensino do que foi possível ver diversos atributos das referências citadas sendo aplicados no ensino, principalmente com o projeto de extensão-
Descrição: dc.descriptionScience teaching is far from being an easy Science field. The obstacles between what is a scientist and his product is regarded in many different ways and places, as if only few could comprehend it. Aiming to change that very concept lots of diferente approaches have been made about scientific learning, particulary about education classes that are not of the universities. This project evaluates practical experiments, implement through the use of the Almanaque, that was created in the extension project of creating science clubs in public schools, based on concepts such as Scientific Literation (SASSERON, 2011), CTS|CTSE teaching (MARTINS, 2020) and Scientific Popularization (GERMANO, 2007). To achieve that we conducted a dialogue with the teacher from the school staff, taking notes on her impressions about and if any effects occurred due to those experiment in the learning of the students. Many aspects of the mentioned bases were being applied in the classroom, specially with the UFF students program-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectCTS CTSA-
Palavras-chave: dc.subjectPopularização da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific popularization-
Título: dc.titleAlfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.