Formando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.contributorMelo, Michele Cristina Silva-
Autor(es): dc.creatorVerbicaro, Camilla Garcias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750691-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho analisa a presença e evolução, entre alunos de engenharia de produção do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense, das competências de descoberta que caracterizam um perfil de profissional inovador, conforme modelo proposto por Dyer, Gregersen e Christensen (2012). Para tanto, o estudo, de natureza exploratória, aplica um questionário a trinta alunos ingressantes no curso e vinte alunos concluintes. Adicionalmente, a pesquisa entrevistou em profundidade três alunos de períodos intermediários a fim de validar alguns achados de pesquisa. Os resultados sinalizam que há, de fato, um crescimento sistemático das chamadas competências de descoberta, sendo parte deste atribuível aos anos de vida acadêmica. Simultaneamente, aponta algumas fragilidades, tanto na esfera da gestão do curso quanto fora desta, cuja superação poderia intensificar o acúmulo das desejadas competências-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes the presence and evolution among students of production engineering at uff/Niterói of the discoveries skills that characterize an innovative professional profile, according to the model proposed by Dyer, Gregersen and Christensen (2012). Therefore, the study, exploratory, applied a questionnaire to thirty students in the first periods of the course and the twenty students in the last periods of the course. Additionally, the survey interviewed in depth three students of interim periods in order to validate some research findings. The results indicate that there is, in fact, a systematic growth of so-called discovery skills, being part of this attributable to years of academic life. At the same time, points out some weaknesses that are under ongoing management control and others beyond the control of the course management, the overshoot could intensify the accumulation of the desired skills-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectEngenheiro inovador-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências de descoberta-
Palavras-chave: dc.subjectInovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering education-
Palavras-chave: dc.subjectInnovative engineers-
Palavras-chave: dc.subjectDiscovery skills-
Título: dc.titleFormando engenheiros inovadores: competências de descoberta nos estudantes de engenharia de produção da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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