De inventores a ouvintes: o rádio no imaginário científico e tecnológico (1920/1930)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Marialva Carlos-
Autor(es): dc.contributorCPF:38625210791-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4-
Autor(es): dc.contributorMartins, William de Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:74650090822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3915790591747739-
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorCPF:64450098722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3598199491206112-
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.contributorCPF:68890600522-
Autor(es): dc.creatorVieira, Michele Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750673-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes to investigate the sprouting about a new daily practical brought by the contact of the public, between 1920 and 1930, with the technology of the radio. From the study about the trajectory of the Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, first regular broadcasting station of Brazil created in 1923, this work analyzes of that it forms the vehicle was appropriate for a group of literate intellectuals, led for Edgard Roquette-Pinto, all of them followers of the Positivismo, whom they intended to popularize the radio as technology, at the same time that they restricted the contents to an elitist proposal. Accepeted as a new technique, result of a miracle of science, the radio would have to follow an educative-cultural project in search of the progress and the civilization. The people, stimulated for this proposal, started to create an inventive movement of construction of home-made radio equipment, with handmade form and low cost. This know-to make technician, result of the bricolage, was spread quickly in the city of Rio de Janeiro, especially in the suburb, and made to be born an specific public for the radio. Analyzing period magazines, the correspondence of Roquete- Pinto and hundreds of documents in the archive of the Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, we also show the way how the dissemination of the technology happened and which were the relation between public and the vehicle during its first decade of existence, that is, at a moment that can be considered the beginning of the radio-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propõe a investigar o surgimento de novas práticas cotidianas trazidas pelo contato do público, nos anos de 1920 a 1930, com a tecnologia do rádio. A partir do estudo da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora regular do Brasil, criada em 1923, este trabalho analisa de que forma o veículo foi apropriado por um grupo de intelectuais letrados, liderados por Edgard Roquette-Pinto e outros seguidores do Positivismo, que pretendiam popularizar o rádio como tecnologia, ao mesmo tempo que restringiam os conteúdos a uma proposta elitista. Visto como nova técnica, fruto de um milagre da ciência, o rádio deveria seguir um projeto educativo-cultural em busca do progresso e da civilização. O povo, incentivado por essa proposta, iniciou um movimento inventivo de construção de aparelhos de rádio caseiros, de forma artesanal e de baixo custo. Esse saber-fazer técnico, fruto da bricolagem, disseminou-se rapidamente pela cidade do Rio de Janeiro, especialmente no subúrbio, e fez nascer um público específico para o rádio. Analisando revistas de época, a correspondência de Roquete-Pinto e centenas de documentos do arquivo da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, mostramos também como se deu a disseminação da tecnologia e qual a relação do público com o veículo durante a sua primeira década de existência, isto é, num momento que pode ser considerado os "primórdios" do rádio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRádio Sociedade do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectImaginário científico-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do rádio-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectScientific imaginary-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectRadio history-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleDe inventores a ouvintes: o rádio no imaginário científico e tecnológico (1920/1930)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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