Os "outros" na universidade: trajetórias de discentes negros/as dos cursos de Ciências Sociais da UFF Goitacá

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Gisele Maria Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Gisele Maria Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorScotto, María Gabriela-
Autor(es): dc.contributorPrudencio, Juliana Desiderio Lobo-
Autor(es): dc.contributorDaniel, Camila-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Carmen Paula Paes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750672-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema central as trajetórias escolares de alunos/as negros/as dos cursos de Ciências Sociais da UFF Goitacá. O objetivo principal do estudo, que toma a escrevivência como um operador teórico, é conhecer e analisar as relações entre estes/as discentes e as hierarquias raciais presentes na universidade brasileira, oriundas em grande medida pela formação e constituição da Ciência moderna e de sua constituição colonial. A metodologia utilizada foi a autoetnografia combinada à condução de entrevistas semiestruturadas individuais com quatro estudantes graduandos e egressos dos cursos. Dessa forma, as reflexões nos levam a considerar as estratégias de navegação adotadas por estes/as discentes para se inserir e se manterem no ambiente universitário.-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo tiene como tema central las trayectorias escolares de los estudiantes negros de los cursos de Ciencias Sociales de la UFF Goitacá. El objetivo principal del estudio, que toma al escribano como operador teórico, es conocer y analizar las relaciones entre estos estudiantes y las jerarquías raciales presentes en la universidad brasileña, originadas en gran parte de la formación y constitución de la ciencia moderna y su constitución colonial. La metodología utilizada fue la autoetnografía combinada con la realización de entrevistas individuales semiestructuradas con cuatro estudiantes de pregrado y egresados de los cursos. Así, las reflexiones nos llevan a considerar las estrategias de navegación adoptadas por estos estudiantes para insertarse y permanecer en el ámbito universitario..-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias Escolares-
Palavras-chave: dc.subjectContra-colonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectAutoetnografia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectContracolonialidad-
Palavras-chave: dc.subjectTrayectorias escolares-
Palavras-chave: dc.subjectAutoetnografía-
Título: dc.titleOs "outros" na universidade: trajetórias de discentes negros/as dos cursos de Ciências Sociais da UFF Goitacá-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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