Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Gisele Maria Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Gisele Maria Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Scotto, María Gabriela | - |
Autor(es): dc.contributor | Prudencio, Juliana Desiderio Lobo | - |
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Carmen Paula Paes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750672 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como tema central as trajetórias escolares de alunos/as negros/as dos cursos de Ciências Sociais da UFF Goitacá. O objetivo principal do estudo, que toma a escrevivência como um operador teórico, é conhecer e analisar as relações entre estes/as discentes e as hierarquias raciais presentes na universidade brasileira, oriundas em grande medida pela formação e constituição da Ciência moderna e de sua constituição colonial. A metodologia utilizada foi a autoetnografia combinada à condução de entrevistas semiestruturadas individuais com quatro estudantes graduandos e egressos dos cursos. Dessa forma, as reflexões nos levam a considerar as estratégias de navegação adotadas por estes/as discentes para se inserir e se manterem no ambiente universitário. | - |
Descrição: dc.description | El presente trabajo tiene como tema central las trayectorias escolares de los estudiantes negros de los cursos de Ciencias Sociales de la UFF Goitacá. El objetivo principal del estudio, que toma al escribano como operador teórico, es conocer y analizar las relaciones entre estos estudiantes y las jerarquías raciales presentes en la universidad brasileña, originadas en gran parte de la formación y constitución de la ciencia moderna y su constitución colonial. La metodología utilizada fue la autoetnografía combinada con la realización de entrevistas individuales semiestructuradas con cuatro estudiantes de pregrado y egresados de los cursos. Así, las reflexiones nos llevan a considerar las estrategias de navegación adoptadas por estos estudiantes para insertarse y permanecer en el ámbito universitario.. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contra-colonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoetnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracolonialidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trayectorias escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoetnografía | - |
Título: dc.title | Os "outros" na universidade: trajetórias de discentes negros/as dos cursos de Ciências Sociais da UFF Goitacá | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: