Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.creatorPena, Henrique Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750663-
Descrição: dc.descriptionCom as mudanças no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente de supermercados, o comportamento do consumidor veio sofrendo algumas alterações. Com o aumento do poder de compra da terceira idade, supermercados identificaram a necessidade de atender os desejos específicos desse grupo de consumidores. Dessa fonna, este estudo tem como objetivo, identificar as categorias de influência no processo de compra em supermercado, sob o olhar de clientes aposentados. Para a consecução do objetivo, optou-se pela coleta de informações por meio de grupos tocais. As opiniões apresentadas pelos aposentados foram tratadas por meio de análise de conteúdo, levando-se em consideração, categorias previamente observadas na literatura, além de categorias emergentes. Como resultado, observou-se que embora preço e localização sejam elementos relevantes, não se caracterizam mais como fatores determinantes de escolha. Aparentemente, a satisfação está direcionada ao atendimento e à qualidade dos serviços de cada setor. Este grupo de consumidores destaca-se pela disposição em vivenciar novas experiências de compra-
Descrição: dc.descriptionWith changes in the global market ofBrazil in recent years, mainly supermarkets, consumer behavior has undergone some changes. With the purchasing power ofthe elderly, supermarkets identified the need to meet the specific desires ofthis group of consumers. Thus, this study aims to identify the categories of influence in the buying process in supermarket, under the gaze of customers retirees. To achieve the goal, we chose to collect information through focus groups. The opinions expressed by retirees were treated by means of content analysis, taking into account categories previously observed in the literature, and emerging categories. As a result, it was found that although price and location are relevant elements are not characterized further as determinants of choice. Apparently, satisfaction is directed to care and quality of services of each sector. This consumer group is distinguished by provision buying new experiences-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectTerceira idade-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo focal-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectSupermercado-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectSeniors-
Palavras-chave: dc.subjectRetail-
Palavras-chave: dc.subjectFocus group-
Título: dc.titleCategorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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