O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília M. A.-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Andréa Serpa-
Autor(es): dc.contributorSantos, Andréa Pessôa dos-
Autor(es): dc.contributorBerenblum, Andrea Sonia-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Giselle Nunes Baptista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15928-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750662-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa situa-se no campo da linguagem com foco na alfabetização e busco investigar as condições de produção de textos escritos por crianças na faixa etária de seis a oito anos de idade das séries iniciais do ensino fundamental. Analisando as mediações realizadas pela professora da turma e partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser concebida como um processo discursivo, a linguagem é vista como produção humana, histórica, cultural e como prática social. O trabalho, então, pretende discutir aspectos do ensino da língua escrita na escola em sua dimensão discursiva. Tem por objetivo principal compreender aspectos da proposta de produção de textos escritos trabalhada pela professora de uma turma de alfabetização e o lugar que ocupam as atividades de produção de textos escritos pelas crianças no processo de aprender a escrita. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem sócio-histórica, no âmbito da área de Ciências Humanas, no contexto da linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Debruço-me sobre os estudos de Bakhtin (2003) para o trabalho com uma concepção dialógica de linguagem e sobre Lev Vigotski (1989), para compreender o desenvolvimento das funções superiores do pensamento nas crianças. Tomo como aportes teóricos mais específicos estudos sobre alfabetização, leitura e escrita de Goulart (2016), que pesquisa o processo de aprendizagem do discurso escrito, materializado em forma de textos escritos e as marcas sociais e culturais dos sujeitos em diferentes momentos do processo de escolarização, e de Smolka (2012), que entende o processo de alfabetização como um processo discursivo. O material analisado nesta pesquisa foi gerado por meio da observação do trabalho pedagógico da professora na turma em sala de aula e por registros, relatórios e vídeos da própria professora-
Descrição: dc.descriptionThe present research studies language focusing the literacy process to investigate the conditions of texts production written by children from six to eight years old in the initial grades of elementary school. Analyzing the mediations performed by the class teacher and assuming that literacy can be conceived as a discursive process, language is seen as a human, historical, cultural and social practice. The work, therefore, intends to discuss aspects of teaching written language at school in its discursive dimension. Its main objective is to understand aspects of the proposal for the production of written texts worked by the teacher of a literacy class and the place occupied by the activities of producing texts written by children in the process of learning to write. It is a qualitative investigation with a socio-historical approach, within the scope of the Humanities area, in the context of Language, Culture and Formative Processes research line. The work is based on Bakhtin's studies(2003) to understand the a dialogical conception of language and on Lev Vigotski (1989) to understand the development of the higher functions of thought in children. Studies on literacy, reading and writing developed by Goulart (2016) also contributed to this research, to understand the process of written discourse learning, materialized as texts; the social and cultural marks of the subjects in different moments of the schooling process. The main study of Smolka (2012) conceiving the literacy process as a discursive one is the important background for the research. The material analysed in the study was generated by observing the teacher's pedagogical work in the classroom and by the teacher's own records, reports and videos-
Descrição: dc.description121 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textos escritos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of written texts-
Título: dc.titleO lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.