Avaliação da competitividade do varejo: estudo de caso sobre o setor de distribuição de jornais e revistas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorCPF:36601454320-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorSilva Neto, Romeu e-
Autor(es): dc.contributorCPF:11144433322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707989H1&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Isa Gomes da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2003-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750659-
Descrição: dc.descriptionThe proposal of the study is to contest periodical boards in the competitive environment of the retail. Looking into their degrees of competitiveness to the extent which shows the determinative forces of the competitive advantages based in the theory developed for Porter (1985) and of the relations of existing logistic partnerships in the sector under the optics of the Castanha studies (1999). This study demonstrates that the main forces of the industry to be acted upon are in the sector of the suppliers in the special the delivereries of periodicals and magazines. Due to its importance as the main link of the chain of supplying between the publishing companies; the substitute products lead to the high index of competitiveness found in the middle class. Which category of commercialized goods and which consumers prevail in the typical newsstand? Decline in sales can be attributted to customers contacting the publishing companies and arranging to purchase their books and magazines direct from the publisher (delivery service of periodicals). The results of the research demonstrates also thet the magazine stores do not work in partnership according to the model considered for Castanha (1999) of strategical nets. And yes with traditional commercial partnerships using large supply chains. The newstands impersonate the retail establishment the deliverers function as deliverer and wholesaler simultaneously. The study demonstrates that the stores do not explore their resources well; especially in regards to the employees with vast amounts of knowledge on knowledge on prepared receiving techniques from venders, service contracts, and on the products that build buisness. A great advantage is lost between friendly sales persons and the purchaser. Customers appreciate courteous sales persons and are more likely to repeat their shopping experience as well as pass on this positive experience to their friends-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA proposta do estudo é contextualizar as bancas de jornal no ambiente competitivo do varejo, vislumbrando o seu grau de competitividade à luz das forças determinantes da vantagem competitiva, baseada na teoria desenvolvida por Porter (1985) e das relações de parcerias logísticas existentes no setor sob, a ótica dos estudos de Castanha (1999). O estudo demonstra que as principais forças da indústria a atuarem no setor são os fornecedores, em especial as distribuidoras de jornais e revistas devido a sua importância como principal elo da cadeia de abastecimento entre as editoras; os produtos substitutos devido ao alto índice de competitividade encontrado nos meios de comunicação social, categoria na qual os principais bens comercializados pelas bancas se encontram e os consumidores cujos apontados foram a ausência de custo para o cliente trocar de ponto de venda e ameaça de integração dos clientes com as editoras ( venda por assinatura). Os resultados da pesquisa demonstram, também que as bancas de jornal não trabalham em parcerias, dentro do modelo proposto por Castanha (1999) de redes estratégicas e sim com parcerias comerciais tradicionais, inseridos dentro de uma cadeia de abastecimento, onde as bancas personificam o estabelecimento varejista e as distribuidoras funcionam como distribuidor e atacadista simultaneamente. O estudo demonstra que as bancas não exploram bem seus recursos, em especial os funcionários que deveriam ser melhor preparados recebendo conhecimentos sobre técnicas de vendas, rotinas de serviços,sobre os produtos que comercializa, etc. além de não aproveitarem do potencial de formação de laços afetivos existentes entre eles o comprador-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectParcerias Logísticas-
Palavras-chave: dc.subjectRedes Estratégicas-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectRetail-
Palavras-chave: dc.subjectLogistic Partnerships-
Palavras-chave: dc.subjectStrategical Nets-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAvaliação da competitividade do varejo: estudo de caso sobre o setor de distribuição de jornais e revistas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.