Aprendizagem matemática: o que a neurociência tem a nos dizer?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBomfim, Priscilla Oliveira Silva-
Autor(es): dc.contributorPortugal, Liana Catarina Lima-
Autor(es): dc.contributorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.contributorCrissaf, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.creatorMartins, Carolina Domingues Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750650-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como alvo professores em formação ou formação continuada, com o objetivo de discutir a respeito das bases neurocientíficas envolvidas no processo de aprendizagem matemática e dos transtornos encontrados nas salas de aula envolvidos com o processo do ensino da Matemática. Para agregarmos valor a essa discussão, traremos elementos que não fazem parte da formação do professor de Matemática tais como plasticidade, atenção e memória, importantes para o melhor entendimento do funcionamento cerebral durante a aprendizagem. Pesquisas encontradas mostraram que a visualização na Matemática foi avaliada como uma abordagem eficaz por ativar diferentes áreas cerebrais envolvidas no processamento de informações matemáticas, nesse sentido, a construção de uma linha numérica mental também é vista como positiva ao ensino. O trabalho abordará alguns transtornos encontrados na sala de aula de Matemática, em especial a discalculia e a ansiedade matemática, o que são e boas práticas para lidar com alunos diante de tais problemas. Esses transtornos que geram o mau desempenho escolar , devem ser objeto de estudo do professor , seja pelo conhecimento para lidar com um aluno com discalculia e auxiliar no diagnóstico ou com a ajuda ativa nos cuidados com a ansiedade matemática, pois o professor é fundamental nesse processo. Enquanto abordamos os transtornos de aprendizagem associados ao ensino da Matemática, traremos informações essenciais para professores, propondo alternativas para que o ensino, baseado em evidências, resulte em um aprendizado mais eficiente e prazeroso para os estudantes-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThe current work is aimed at pre-service and in-service teachers, with the goal of discussing the neuroscientific bases involved in the process of mathematics learning and the disorders present in theclassrooms involved with mathematics education.To add value to this discussion, we will bring elements that are not part of the mathematics teacher's education, such as plasticity, attention and memory, which are important for a better understanding of brain functioning during learning. Our findings have shown that math visualization was evaluated as an effective approach for activating different brain areas involved in the processing of mathematical information, in this sense, the construction of a mental numerical line is also seen as positive for teaching.This study will approach the involved disorders in the mathematics classroom, what they are and the good practices to deal with students with dyscalculia and math anxiety. These disorders generate poor school performance and should be the object of the teacher's study, either for the knowledge to deal with students with dyscalculia and help in the diagnosis or with active help in caring for mathematical anxiety, as the teacher is fundamental in this process. While we approach the associated disorders with Mathematics teaching, we will bring essential information for teachers, proposing alternatives so that teaching, based on evidence, results in more efficient and enjoyable learning for students-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroeducação-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDiscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroeducation-
Palavras-chave: dc.subjectMath visualization-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics anxiety-
Palavras-chave: dc.subjectDyscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMath teaching-
Título: dc.titleAprendizagem matemática: o que a neurociência tem a nos dizer?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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