Turismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes Junior, Wilson Martins-
Autor(es): dc.contributorCatramby, Teresa Cristina Viveiros-
Autor(es): dc.contributorBonfim, Izac de Oliveira Belino-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0560280495991312-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9213724832027329-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4128684140788016-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5731247524141859-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8429319957087376-
Autor(es): dc.creatorSerafim, Lubiane Dias do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16370-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.14549813776-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750636-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação visa analisar a presença de conteúdos referentes ao turismo no contexto do ensino de geografia, em uma escola do município de Nova Iguaçu. Para tanto, considera-se a relevância do tópico no currículo, material didático, prática de ensino e o entendimento dos estudantes. A questão problematizadora deste estudo é a seguinte: qual o entendimento dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a respeito do turismo, considerando que residem na área periférica da região metropolitana do Rio de Janeiro, cidade mundialmente relevante para a atividade e qual o papel da escola, em especial da disciplina de Geografia, no fomento a este tipo de conhecimento? A partir da pesquisa bibliográfica, as temáticas de turismo, ensino e geografia são discutidas e aprofundadas, contribuindo para o aporte teórico do estudo. Com a pesquisa documental, investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o material didático de geografia. O estudo de casos analisa, especificamente, a instituição Elite Rede de Ensino. E, finalmente, a entrevista em profundidade é a técnica metodológica que questiona o professor e seus alunos, por meio de perguntas semiestruturadas e abertas, sobre as questões principais da pesquisa, a fim de que expressem seus pontos de vista. Enfim, por meio desta dissertação, foi possível verificar a existência do entendimento do turismo, a partir do ensino de geografia. Não obstante, reflexões acerca da importância da educação turística no ensino básico foram despertadas, pois esta deve ser explorada nas disciplinas escolares, favorecendo a compreensão e a participação dos alunos em relação aos fenômenos sociais, como o turismo-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the presence of content related to tourism in the context of teaching geography, in a school in the municipality of Nova Iguaçu. For this, the relevance of the topic in the curriculum, didactic material, teaching practice and the students' understanding is considered. The problematizing question of this study is the following: what is the understanding of the students of the 5th year of elementary education regarding tourism, considering that they live in the peripheral area of the metropolitan region of Rio de Janeiro, a city that is relevant worldwide for the activity and what is the role of the school, especially the discipline of Geography, in promoting this type of knowledge? From the bibliographic research, the themes of tourism, teaching and geography are discussed and deepened, contributing to the theoretical contribution of the study. With documentary research, the National Common Curricular Base and the didactic material of geography are investigated. The case study specifically analyzes the Elite Rede de Ensino institution. And finally, the in-depth interview is the methodological technique that questions the teacher and the students, through semi-structured and open questions, about the main research questions, in order to express their points of view. Finally, through this dissertation it was possible to verify the existence of an understanding of tourism, from the teaching of geography. Nevertheless, reflections on the importance of tourism education in basic education were aroused, as this should be explored in school subjects, favoring students' understanding and participation in relation to social phenomena, such as tourism-
Descrição: dc.description115f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação turística-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectBasic school-
Palavras-chave: dc.subjectTourism education-
Título: dc.titleTurismo, geografia e educação turística: o caso de uma escola básica em Nova Iguaçu, RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.