Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Alexandre Melo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Thabata Fonseca de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Bárbara Nielsen Brum | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:27:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:27:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750634 | - |
Descrição: dc.description | Ao garantir os direitos da comunidade surda, documentos como a Lei de Libras 10.436/2002 e o Decreto n.º 5.626/2005 reconheceram a Língua Brasileira de Sinais – Libras - como meio legal de comunicação e expressão e língua de instrução no processo de ensino-aprendizagem de aprendizes surdos. Oferecer material didático bilíngue a esses alunos é uma forma de contribuir com uma educação mais justa e acessível, como parte de uma política linguística prevista há décadas, respeitando-se, sobretudo, a diferença linguística e cultural dos alunos surdos e possibilitando, efetivamente, o processo de inclusão. O conceito de Globalização deve ser abordado na disciplina de Geografia como conteúdo curricular, tendo em vista sua importância para a vida social do indivíduo, assim como a relação com o cotidiano de grande parte das pessoas (BNCC/BRASIL, 2018). Este estudo se baseia em referenciais teóricos (QUADROS, 1997; SKLIAR, SANTOS, 2000; PORTO GONÇALVES, 2006; PONTUSCHKA, PAGANELLI e CACETE, 2007; ARRUDA, 2015) e em documentos legais que amparam a educação de surdos e educação especial (BRASIL, 1996; BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2015; PCN/BRASIL, 2017; BNCC/BRASIL, 2018), realizando uma pesquisa exploratória e qualitativa (GIL, 2002). Para verificar se os conteúdos sobre Globalização são apropriados e adequados para aprendizes surdos em livros didáticos disponibilizados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), foi realizada análise em dez livros didáticos de Geografia do segundo segmento do Ensino Fundamental, cuja análise revelou a inadequação dos materiais para esse público-alvo. Diante disso, o produto desta pesquisa de mestrado consiste em uma videoaula na modalidade bilíngue (Libras e Português escrito), dividida em três etapas, sobre o referido conceito para aprendizes surdos matriculados no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, que foi avaliada e aprovada por um grupo de professores dessa disciplina de uma instituição bilíngue de ensino (INES), validando, dessa forma, o estudo realizado no curso de Mestrado. | - |
Descrição: dc.description | By guaranteeing the rights of the deaf community, legal documents such as the Law 10.436/2002 and the Decree 5.626/2005 recognized the Brazilian Sign Language - Libras - as a legal means of communication and expression and the language of instruction in the teaching-learning process of deaf apprentices. Offering bilingual teaching material to these students is a way to contribute to a fairer and more accessible education, as part of a linguistic policy foreseen for decades, respecting, above all, the linguistic and cultural differences of deaf students and enabling the inclusion process, effectively. The concept of Globalization is addressed in the subject of Geography as a curricular content, showing its importance for the individual's social life, as well as the relationship with the daily lives of most people (BNCC/BRASIL, 2018). This study is based on theoretical references (QUADROS, 1997; SKLIAR, SANTOS, 2000; PORTO GONÇALVES, 2006; PONTUSCHKA, PAGANELLI, CACETE, 2007; ARRUDA, 2015) and on legal documents that support the education of the deaf and special education (BRAZIL, 1996; BRAZIL, 2002; BRAZIL, 2005; BRAZIL, 2015; PCN/BRAZIL, 2017; BNCC/BRASIL, 2018), conducting an exploratory and qualitative research (GIL, 2002). To verify whether the contents on Globalization are appropriate and suitable for deaf learners in textbooks provided by the National Textbook Plan (PNLD), an analysis was carried out in ten Geography textbooks from the second segment of Elementary School, whose analysis revealed the inadequacy of the materials for this target audience. Therefore, the product of this master's research consists of a bilingual video class (Libras and written Portuguese), divided into three stages, for deaf learners enrolled in the eighth and ninth years of Elementary School, which was evaluated and approved by group of professors of the discipline at a bilingual educational institution (INES), thus validating the study carried out in the Master's course. | - |
Descrição: dc.description | 121 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático Bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mundialização do mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingual didactic material | - |
Título: dc.title | Ensino do conceito de globalização para surdos: uma proposta de material didático bilíngue de Geografia | - |
Título: dc.title | Teaching the concept of globalization for the deaf: a proposal for bilingual didactic material in Geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: