Afetos na escola: o conhecimento, o desejo de aprender e a busca por liberdade e autonomia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lidia-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lidia-
Autor(es): dc.contributorGomes, Rodrigo Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Josiane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750623-
Descrição: dc.descriptionPersiste no pensamento educacional uma compreensão de que o conhecimento deva se pautar pela separação entre emoção e razão e, na mesma direção, de que o afeto não possa fazer parte da educação formal de um indivíduo e nem influenciar a relação entre docente e discente na sala de aula. O objetivo desta pesquisa é, numa outra direção, apontar com base no desenvolvimento do conceito de afeto segundo o pensamento do filósofo moderno Baruch Espinosa, a sua relevância para a autonomia do sujeito e sua “potência de agir”. Tomando por referência os estudos de Masschelein e Simons (2019), destacamos alguns aspectos que fazem com que uma escola seja uma escola e que, numa relação pedagógica, podem causar afecções nos alunos em direção ao conhecimento. As estratégias metodológicas utilizadas nesta pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa (auto)biográfica. Por meio da técnica da entrevista realizada junto a professoras, identificamos empiricamente narrativas marcadas por rememorações de suas experiências escolares em que se articulam afeto, conhecimento e educação.-
Descrição: dc.descriptionAn understanding persists in educational thinking that knowledge must be guided by the separation between emotion and reason and, in the same direction, that affection cannot be part of an individual's formal education or influence the relationship between teacher and student in the classroom. of class. The objective of this research is, in another direction, to point out, based on the development of the concept of affection according to the thought of the modern philosopher Baruch Espinosa, its relevance to the autonomy of the subject and its “power to act”. Taking the studies of Masschelein and Simons (2019) as a reference, we will highlight some aspects that make a school a school and that, in a pedagogical relationship, can affect students towards knowledge. The methodological strategies used in this research were bibliographic research and (auto)biographical research. Through the interview technique carried out with teachers, we empirically identify narratives marked by recollections of their school experiences in which affection, knowledge and education are articulated.-
Descrição: dc.description49-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectAffection-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSubject-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleAfetos na escola: o conhecimento, o desejo de aprender e a busca por liberdade e autonomia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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