Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDevide, Fabiano Pries-
Autor(es): dc.contributorDutra, Sérgio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eliane Glória Reis da Silva-
Autor(es): dc.creatorCunha, Juliana Pelluso Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:27:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750612-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão hegemônico. A pesquisa realizou-se no Colégio Universitário Geraldo Reis e no Colégio Estadual Aurelino Leal O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com docentes de educação física dos respectivos colégios, contabilizando um grupo de cinco informantes. Os resultados foram analisados a partir do referencial da análise de conteúdo e dos estudos de gênero, originando as categorias: “Preferência pelo formato das aulas mistas”, “Causas da exclusão”, “Estratégias para solucionar problemas de Gênero na EFe” e “Cruzando fronteiras de Gênero”. Concluiu-se que nas aulas de educação física, operam mecanismos geradores de exclusão e discriminação de alunos, que funcionam de forma invisibilizada devido à naturalização dos padrões de gênero-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative and exploratory research was characterized as case study. The purpose was to investigate the possible mechanisms of male students exclusion due to different gender identities from the hegemonic masculinity. The research took place at Geraldo Reis and Aurelino Leal schools. The data collection instrument was a semi-structured interview, done with teachers of Physical Education from the respective schools, accounting a group of five informants. The results were analyzed by the Content Analysis and Gender Studies, originating five categories: “Preference for mixed classes”, “Causes of exclusion”, “Strategies to address gender issues inf EFe”, and “Crossing Gender boundaries”. It was concluded that in Physical Education classes, operates exclusion mechanisms and discrimination of students, that occur invisibly due to the naturalization of gender patterns.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidades-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectExclusion-
Palavras-chave: dc.subjectGender identity-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinities-
Título: dc.titleReflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.